O ano letivo na Casa – Escola da Pesca da Fundação Escola Bosque (Funbosque) encerrou com os alunos expondo os trabalhos produzidos com a ajuda dos professores e com o diálogo e troca de conhecimento com a comunidade.
Desta quinta-feira, 16, até o sábado, 18, a Casa – Escola da Pesca realiza o II Workshop de Pesca e Aquicultura, com o objetivo de complementar e integrar o conhecimento adquirido ao longo do ano letivo, bem como de destacar a importância do ensino, pesquisa e do repasse de informações sobre a área de recursos pesqueiros na Amazônia.
No evento, são destacadas as novidades tecnológicas aplicadas à exploração e produção de organismos aquáticos consumidos pela população da região, onde a escola está inserida.
“Poder finalizar o nosso período letivo mostrando os trabalhos que os alunos fizeram junto com os professores, trazendo pessoas para dialogar, trocar conhecimento, para mim é um enorme orgulho", afirma a coordenadora da Casa – Escola da Pesca, Rosângela Amador.
Ela ressalta, que o sentimento é de gratidão pelo trabalho que tem sido feito na Casa – Escola da Pesca, que deverá ser proveitoso para os estudantes. "É um resgate trazer todo esse conhecimento que é desvalorizado por muitos. Trazer essa discussão para dentro da escola é extremamente importante”, enfatiza a coordenadora.
A programação começou na manhã desta quinta-feira, com uma solenidade de abertura. Duas palestras foram proferidas no evento denominadas História de Pescador: Eu e a Casa-Escola da Pesca; e Criação de peixes ornamentais.
Troca de saberes
Durante o workshop os alunos e professores farão visitas técnicas em empresas de pescas localizadas em Outeiro e também na sede local da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Haverá ainda, palestras, oficinas, exposições e minicursos.
“Esse momento para nós é muito bom, porque vamos aprimorando nossos saberes, com os minicursos e palestras, que ajudam nossa vivência, aprimoram nosso conhecimento empírico, que trazemos da nossa ilha até a escola. Da escola pegamos os conhecimentos científicos e levamos até nossa ilha, então essa interação é muito boa para as nossas vidas como um todo”, explica o estudante da Casa – Escola da Pesca, Marcos Silva.
Formatura 2021
No próximo dia 22, a Casa – Escola da Pesca realizará a cerimônia de formatura da turma de Técnico em Cozinha, também conhecido como curso de Gastronomia.
A coordenadora pedagógica geral da Funbosque, Wany Góes, explica que cada vez mais é reconhecido o potencial econômico e educacional da Casa – Escola da Pesca, que vislumbra um avanço na oferta de cursos, atendimentos à comunidade, sempre com a perspectiva socioambiental, ligando o trabalho comunitário à educação escolar.
Texto: Jeorgia Salum
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								