Membros das classes trabalhadoras e dos movimentos sociais elegeram nesta sexta-feira, 24, os representantes dos segmentos que irão compor o Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU).
A eleição foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep) e vale para o biênio 2021-2022. Só podem participar do processo eleitoral do conselho entidades que tenham relação com o desenvolvimento urbano.
O Sindicato dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de Ananindeua, Abaetetuba, Belém, Bragança e Cametá (Sindproife) e o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado do Pará foram eleitos como membros do CDU, com dois votos, cada.
Já o segmento dos movimentos sociais elegeu a União Nacional por Moradia Popular do Pará (UNMP-PA), com seis votos, e a Associação dos Amigos do Patrimônio de Belém (AAPBEL), com cinco votos.
A homologação de entidades da sociedade civil que se inscreveram para concorrer à eleição de membros do CDU foi publicada no Diário Oficial do Município de Belém, em de 31 de agosto de 2021.
Conselho – O CDU tem a função de analisar, debater e deliberar sobre o processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), assim como acompanhar e avaliar os planos e projetos de intervenção nas áreas de habitação e intervenção urbanas. É composto por 18 conselheiros, sendo nove indicados pelos poderes públicos municipais e nove eleitos pela sociedade civil organizada.
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								