Idosos atendem ao chamado e reforçam proteção contra a covid-19

Eles atenderam ao chamado e foram garantir mais uma camada de proteção contra o coronavírus. A quinta-feira, 23, foi dia de reforço vacinal em Belém, com a aplicação da terceira dose em idosos nascidos até o ano de 1933.

“Essa vacina é importante para mim e para minha família. É um momento de muita felicidade”, definiu o aposentado Júlio Valente, 90 anos, que foi ao ponto de vacinação do Shopping Boulevard, no Reduto. Até às 17h, mais de 6,2 mil pessoas haviam sido vacinadas.

A esposa de Júlio, a dona de casa Francisca Nascimento, 72, acompanhou o o companheiro e comemou o momento. “Ele gosta de dar uma voltinha, o que me deixa preocupada, mas agora fico mais tranquila. As pessoas têm que se vacinar, usar álcool em gel e se proteger. Vacina é segurança pra gente”, resumiu.

A Prefeitura de Belém iniciou nesta quinta o reforço vacinal com a aplicação da terceira dose. A capital paraense é uma das primeiras cidades do Estado a iniciar essa fase da campanha.

O primeiro grupo convocado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) foram os idosos nascidos até 1933. Nesta sexta-feira, 24, será a vez daqueles nascidos de 1934 a 1937. A meta é vacinar, nos dois dias, 15 mil pessoas.

Mais Proteção aos idosos

“Estou feliz por estar tomando hoje a terceira dose da vacina, pois ela é importante. Ninguém deve ter medo, achando que ela faz mal. Todo mundo deve se vacinar. Se tiver a quarta dose, pode ter certeza de que vou tomar”.

O recado foi da aposentada Maria de Nazaré Barbosa, 90 anos. Como ela, a também aposentada Maria de Lourdes dos Santos, 90 anos, fez questão de reforçar a proteção, e por um motivo especial: “Agora posso sair à vontade para dançar com os gatinhos. Estava parada, mas agora vou voltar”, avisou.

Estrutura – A Sesma adotou algumas providências para que a aplicação da dose de reforço ocorra de forma tranquila e confortável para os idosos, já que dessa vez o recurso do drive-thru não pode ser usado, por causa das condições para a aplicação do imunizante da Pfizer, que não pode ocorrer em ambiente externo e sem refrigeração. Conforme orientação do Ministério da Saúde, neste reforço, o idoso que tomou a Coronavac ou a Astrazeneca agora recebe a Pfizer.

Por conta disso, a quantidade de idosos convocados foi reduzida. Em Belém, cerca de 70 mil com 70 anos ou mais estão aptos a receber a terceira dose. Nesta primeira chamada, serão convocados cerca de 15 mil: sete mil nesta quinta-feira e oito mil na sexta. A campanha ocorre nos 24 pontos de vacinação distribuídos nos bairros de Belém e distritos, das 9h às 17h.

Acamados – Idosos acamados que receberam a vacinação em casa, mediante cadastro no site Belém Vacinada, não precisarão fazer um novo cadastro. Como a Sesma já dispõe dos dados desses usuários, a equipe de vacinação domiciliar entrará em contato para agendar a terceira dose.

Os idosos que se dirigiram a um ponto de vacinação para tomar a primeira e segunda doses e, agora, estão acamados – ou aqueles acamados que tomaram a vacina em outra cidade – precisam fazer o cadastro para solicitar a aplicação da terceira dose em casa.

Com informações de Edielson Shinohara

Texto: Luiz Carlos Santos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar