Funpapa realiza programação em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Emoção e alegria foram os sentimentos que marcaram a abertura da semana de Luta da Pessoa com Deficiência, promovida pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa), por meio do Centro Dia de Referência, que elaborou uma semana de programações em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Na cerimônia de abertura, no dia 20 de setembro, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), usuários, servidores e convidados puderam se confraternizar ao abordar a temática.

A data é comemorada no dia 21 de setembro, instituída pela Lei Nº 11.133, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do direito de integração da pessoa com deficiência à sociedade, de forma igualitária e sem preconceitos. No dia oficial de luta, o Centro Dia de Referência promoveu uma caminhada na praça Batista Campos, para ressaltar a luta permanente do grupo.

A programação foi desenvolvida em torno do projeto Fazendo a Diferença: integralidade na atenção à pessoa com deficiência e será realizada até o dia 29 de setembro. Nesse período vai ocorrer uma série de atividades vivenciais inclusivas, como caminhadas, apresentações culturais de dança, que serão realizadas pelos próprios usuários, e rodas de conversa sobre as necessidades e limites na convivência com a pessoa com deficiência.

Durante a programação também haverá exercícios práticos de diversidade, por meio dos quais o indivíduo seja capaz de se colocar no lugar do outro, estabelecendo uma relação baseada no diálogo, compreensão e valorização das diferenças existentes. Também serão realizadas palestras, oficinas com jogos e recursos pedagógicos e apresentação do Protocolo Oficial de Atendimento do Centro Dia.

Em uma visita supervisionada, na manhã desta quinta-feira, 23, um grupo de usuários conheceu a sede da Funpapa e o presidente da Fundação, Alfredo Costa, que os recebeu para um bate-papo. Uma carta elaborada pelos usuários do Centro foi lida pela usuária Bárbara Silva, que já frequenta o espaço há três anos, e entregue ao presidente do órgão.

Na carta foram mencionadas algumas observações sobre o que pode ser aprimorado, bem como um agradecimento acerca da alegria e satisfação em poderem ser atendidos no espaço. “Funciona como nossa segunda casa”, destacou a usuária. “Ainda temos muito que avançar, mas nos alegramos muito com o que temos conquistado. Vê-los aqui na fundação empoderados e independentes é gratificante, pois reflete o resultado de todo o trabalho que temos feito no Centro”, declarou Alfredo Costa.

O Centro Dia é um equipamento social especializado de média complexidade voltado para a convivência e fortalecimento de vínculos propostos à atenção de jovens e adultos com deficiência, na faixa etária de 18 a 59 anos, dependentes de cuidados, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social por violação de direitos, e em isolamento social e comunitário.

A coordenadora do Centro Dia, Tatiane Rodrigues, destacou os desafios diários enfrentados e disse que se orgulha de cada avanço na rotina dos usuários. "Muitos deles chegam ao centro com diagnósticos difíceis, inclusive de depressão e, a partir do primeiro atendimento e convívio em grupo, o quadro é revertido, o que traz muita alegria e alívio à equipe e aos familiares".

Texto: Maura Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar