No Dia Mundial de Combate ao Estresse é lembrado anualmente no dia 23 de setembro. Como parte do seu compromisso com os servidores, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) tem atuado na importância do cuidado com a saúde mental, sobretudo, por conta do cenário atual pandêmico, em que as demandas emocionais são cada vez mais presentes nas vidas das pessoas.
Desde o início desta gestão, o IPMB, por meio de sua Seção de Acompanhamento Psicossocial, vem atuando para garantir que os servidores do órgão sejam valorizados e tenham uma vida mais saudável. Uma das ações desenvolvidas é o Projeto Roda de Conversa, desenvolvido desde abril deste ano com foco na saúde mental, reunindo mensalmente os trabalhadores de todos os setores do Instituto, para promover relacionamentos interpessoais harmônicos e saudáveis, assim como permitir a conscientização e a reflexão do autocuidado de cada pessoa.
O projeto já realizou quatro encontros, abrangendo profissionais das áreas de Gestão de Pessoas, Serviços Gerais, Informática, Arquivo, Transporte, Jurídico e Finanças. O próximo está marcado para esta sexta-feira, 24, com os servidores lotados no gabinete da presidência, Núcleo Setorial de Planejamento e Protocolo.
A psicóloga Erika Aviz, do Setor de Psicologia do IPMB, explica que durante os encontros são abordados diversos temas com os servidores, como comportamentos e emoções que, muitas vezes, as pessoas não conseguem lidar em sua vida pessoal e que acabam levando para o meio profissional. "Ouvimos eles sobre como podem melhorar no ambiente profissional para fazê-los entender um pouco mais sobre saúde mental”.
O projeto também auxilia na prevenção da Síndrome de Burnout, que é o distúrbio emocional causado pelo esgotamento profissional e que tem como sintomas a exaustão extrema, o estresse e o esgotamento físico resultantes de situações de trabalho excessivo.
"Uma das formas de prevenir esse problema é disponibilizar atendimentos psicológicos, informações e encaminhamentos junto a outros projetos voltados à promoção do diálogo", destaca a psicóloga.
Ela acrescenta que os espaços de roda de conversas são importantes para abrir discussões e possibilitar aos servidores o direito à sobre o que está acontecendo em suas vidas e, assim, possibilitar o diálogo para contribuir com o trabalho e a própria vida das pessoas.
O projeto é parte das atividades já desenvolvidas pelo Setor de Psicologia, voltadas à saúde mental do servidor público do IPMB, a exemplo do Plantão Psicológico, serviço telefônico implantado para prestar atendimentos psicológicos de urgência aos servidores públicos do Instituto.
Texto: Walrimar Santos
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								