Semec recebe estagiários que vão atuar na Educação Inclusiva e Busca Ativa Escolar

Com a proposta de promover uma política de formação permanente da juventude de Belém, as secretarias municipais de Educação (Semec) e Administração (Semad) deram as boas-vindas nesta quinta-feira, 16, aos 530 estagiários contratados para atuar na Educação Inclusiva e Busca Ativa Escolar do município. A recepção foi realizada no auditório Paulo Freire, da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A ação faz parte do programa de governo da Prefeitura de Belém para formar a juventude para a gestão pública por meio de convênios com instituições públicas como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa), e também com universidades particulares. Os estagiários são estudantes dos cursos de Pedagogia, Licenciatura Integrada e Serviço Social.

A veterana Kely de Oliveira, 26, aluna do quinto semestre do curso de Pedagogia, da Uepa agradece a oportunidade de renovar contrato pela segunda vez com a Semec. “Fiquei feliz de me darem a possibilidade de voltar. Aprendi muito cuidando de um aluno autista e quero aprender mais. É uma experiência incrível”, disse.

A caloura Tamires Costa, 19, do curso de licenciatura integrada em matemática, português e ciências da UFPA, vive a expectativa da primeira experiência em sala de aula.“Não esperava conseguir um estágio logo no primeiro semestre. Minha professora focou muito na inclusão de aluno, métodos de ensino para o aluno aprender e colocar logo em prática no estágio é muito gratificante”.

Para a estudante do sétimo semestre do curso de Serviço Social, da UFPA, Patrícia Souza,27, ter essa oportunidade é muito importante. “Sei que vamos enfrentar diversas realidades, mas é uma oportunidade única de ampliar o nosso campo de conhecimento na educação. E participar de um projeto como o Bora Belém num governo progressista, é muito importante”, avalia.

Educação para todos

A secretária de Educação, Márcia Bittencourt, enfatizou que a secretaria está fazendo um movimento de valorização dos trabalhadores, incluindo o Centro de Referência de Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie), que está na linha de frente no processo de inclusão educacional de Belém. “É um desafio muito grande, porque desde março de 2019 estavam suspensas as aulas e sem ter estagiários. É com muita alegria que recebemos esta juventude para atuar com o Crie na política pública para pessoas com deficiência, dando visibilidade a elas na sociedade”, disse a gestora, ressaltando que dentro da política do Governo da Nossa Gente, os estagiários vão aprender o que é administração pública, ensinando e contribuindo com a educação de Belém.

A coordenadora do Crie), Tatiana Maia, apresentou a instituição e a importância da contribuição dos estagiários na educação inclusiva. O Crie atende atualmente cerca de 2 mil estudantes com deficiência intelectual, visual, física, múltipla, surdo cego, altas habilidades, superdotação, transtorno do espectro autista e outras deficiências, distribuídos em 68 salas de recursos multifuncionais. O centro está dividido em núcleos especializados de educação básica, avaliação educacional, e estágio especializado atuando por meio dos programas Nas tuas mãos, Ciranda da Família, Artes, Cultura, Educação e Inclusão; Transtorno do Espectro Autista, e Educação Bilíngue para surdos.

“É motivo de muita alegria a contratação dos estagiários que vão compor o atendimento educacional especializado, obrigatório, para as crianças, jovens, adultos e iodos com deficiência. Eles chegam para somar com a gente e garantir o processo de inclusão educacional dos estudantes. Os estagiários de Pedagogia e Licenciatura Integrada irão atuar com estudantes com deficiência múltipla e física, e transtorno do espectro autista moderado e severo”, enfatizou Tatiana.

Estágio e política pública- Durante o evento, a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, explicou a nova proposta de estágio a partir do que determina a Lei Federal do Estágio nº 11.788/2008 e a Lei Municipal de Estágio nº 8.711/2009, para a celebração do Termo de Cooperação de Estágio Supervisionada, com carga horária de quatro a seis horas diárias.

“É um novo desafio e uma das prerrogativas dessa lei é que devemos incentivar os filhos de servidores que poderão preencher 30% das vagas. E um dos requisitos também é que se tenha um responsável técnico para acompanhar os estudantes. Portanto, estamos aqui inaugurando este diálogo que terá o Crie com o suporte técnico”, pontuou.

A Prefeitura de Belém está reformulando o processo de proximidade com os estagiários, junto com as instituições de ensino superior. "Estamos discutindo com as instituições a possibilidade de estabelecer a residência pedagógica, assim como há em outras áreas. Estamos iniciando o processo de formação hoje e a meta é construir um plano municipal de formação que envolva comunidade, servidor e estudantes, além de outras formações gerais”, concluiu Jurandir Novaes.

Bora Belém– O programa de renda cidadã Bora Belém está vinculado à Secretaria Municipal de Educação para viabilizar o protagonismo das mais de 6 mil mães solo cadastradas no programa. Márcia Carvalho, coordenadora do Bora Belém na Semec, reforça o papel do estagiário de Serviço Social na educação. “É muito bom estabelecer esta parceria com as universidades estaduais e federais, neste momento de Busca Ativa Escolar. Iremos até as pessoas que deixaram a escola na pandemia e antes mesmo dela que já apresentava um número muito grande de pessoas fora das salas de aula. Vamos trazê-los de volta para a escola”, afirma.

Texto: Tábita Oliveira

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