Laboratório de próteses dentárias de Belém é certificado pelo Ministério da Saúde

O laboratório de prótese e órtese do Centro de Especialidade Médico Odontológico (Cemo), foi habilitado pelo Ministério da Saúde.

A assinatura da certificação foi realizada na tarde desta sexta-feira, 10, no Cemo, pelo ministro da saúde, Marcelo Queiroga, acompanhando do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Funcionando desde junho deste ano, após a reativação do espaço pela atual gestão da Prefeitura de Belém, o laboratório conta com novos equipamentos e instrumentos, como moldes de próteses, máquinas, além de mais profissionais. Com a habilitação do laboratório pelo órgão federal, os serviços poderão ser ampliados para a população, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

“É um grande avanço o Ministério da Saúde reconhecer um trabalho que nós já estávamos fazendo, pois já tínhamos implantado o laboratório. Agora, parte da remuneração para bancar essa despesa vem do fundo da saúde, que vai ajudar a ampliar o serviço. Se a saúde bucal não é garantida, a saúde integral não pode ser”, explicou o prefeito.

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou a importância da atenção primária na área da saúde. “A atenção primária é onde começa a saúde de qualidade. Nós vamos resolver os problemas de saúde nas unidades básicas com a medicina preventiva”.

Próteses dentárias para idosos e adolescentes

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), órgão que coordena o Cemo, são realizados mais de 40 atendimentos por mês no centro, sendo o público principal os idosos. No laboratório são realizadas as próteses totais ou parciais, apenas para pessoas acima de 60 anos. Com a habilitação será feito o atendimento a crianças a partir de 12 anos, que necessitam de aparelhos ortodônticos preventivos interceptativos, segundo explica o titular da Sesma, Maurício Bezerra.

“Vamos atender aos pacientes que precisam de reabilitação oral, tanto com próteses totais ou parciais. São problemas que ocasionam dificuldades físicas e estéticas nas pessoas. Vamos atender também, com a correção da arcada dentária, crianças a partir de 12 anos. O principal é cumprir uma meta que é perseguida pela prefeitura, que é descentralizar o serviço, levando o atendimento o mais próximo possível para as ilhas e distritos”, informa o secretário de Saúde.

O distrito de Mosqueiro já conta, pela primeira vez, com a oferta de serviços especializados em odontologia, como endodontia, periodontia, cirurgia e atendimento para paciente especial na Unidade Municipal de Saúde Maracajá. De acordo com o prefeito Edmilson Rodrigues, as unidades de saúde de Belém realizam o serviço de acompanhamento odontológico. “Estamos implantando equipes de saúde bucal em todas as unidades básicas para a realização da manutenção, limpeza e cuidado dos dentes. Quando tem um problema maior é encaminhado para o Cemo”.

Segundo a coordenadora da Saúde Bucal do município de Belém, Ceci Becker, a cidade vem avançando no trabalho preventivo. “É um grande avanço para o município de Belém. Implantamos o laboratório de próteses com recursos próprios. Já implantamos o laboratório na Casa do Idoso e estamos montando em Mosqueiro”, explicou.

Serviço – O Cemo funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, e 24h para casos de urgência e emergência. O espaço fica na avenida Almirante Barroso, entre as travessas Mariz e Barros e Mauriti. Além do laboratório de prótese, o local conta com atendimentos especializados, como periodontia, endodontia, odontopediatria, bebe clínica, e outros.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar