A Ilha de Caratateua, popularmente conhecida como Distrito de Outeiro, recebeu nesta quinta feira, 9, o Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado, para a realização da quarta etapa das Plenárias Populares nos bairros da Brasília, São João do Outeiro, Água Boa, Itaiteua e Fidélis. Somente o bairro do Fama realizará a plenária em data ainda a ser definida pela coordenação do Tá Selado.
O integrante da coordenação do Tá Selado, Iury Paulino, informou que uma das tarefas desta etapa do Programa Participativo em Outeiro, é cumprir aquilo que foi dialogado em reuniões anteriores, ou seja, considerar as reivindicações expostas pelos moradores e que serão sistematizadas pela equipe da Prefeitura de Belém, para compor a construção do Plano Plurianual (PPA 2022-2025). "Temos a oportunidade de fazer essa devolutiva do que já foi feito até agora, referendar e também buscar mais propostas para inserir como prioridade no orçamento do PPA", informou ainda.
Programa Tá Selado sai na frente – “Belém do Pará foi a única capital que, por meio da gestão do atual prefeito Edmilson Rodrigues, promoveu um Plano Plurianual Participativo, ou seja, é uma inovação, pois conta com a participação dos moradores dos 72 bairros da capital paraense, por meio da escuta e debate de propostas apresentadas nas plenárias populares nos bairros, distritos e ilhas", explica Iury Paulino.
Bairro da Água Boa – A conselheira do bairro da Água Boa e presidente da Associação de Moradores da Rua Piquiarana, Rosilda Santana, que estava participando da plenária na Escola Municipal Pedro Demo, falou da importância da presença da população nesse espaço democrático, onde o Programa Tá Selado possibilita a participação dos representantes das comunidades de Outeiro em expor as suas necessidades enquanto moradores da Ilha. “É discutindo e dialogando com o poder público, sobre as demandas relacionadas aos nossos bairros, que iremos ter como resultados investimentos em saúde, educação, asfalto, e outros benefícios, e só temos a agradecer ao prefeito Edmilson Rodrigues pelo programa de participação cidadã”, ressaltou Rosilda.
Administração de Outeiro – O administrador Regional de Outeiro (AROUT), Maikenn Souza, que percorreu todos os bairros onde estavam sendo realizadas as plenárias populares, disse ser muito importante essa participação entre comunidade e poder público. ‘‘É o momento de construção e também de resgatar a autoestima do cidadão outeirense, e de mostrar que é possível, sim! É o momento de não desistir da busca de projetos, que realmente façam a diferença na vida de cada morador do nosso Distrito de Outeiro e Ilhas”, disse Maikenn Souza. “Hoje é a oportunidade das comunidades obterem maiores informações quanto ao Programa Plurianual-PPA, dando sugestões para uma construção que a nossa gente precisa”, ressaltou.
Bairro da Brasília – “Há tanto tempo, nós não éramos ouvidos. Mas, agora, por meio do Programa Tá Selado da Prefeitura de Belém e que envolve a Administração de Outeiro e a população, temos hoje a possibilidade de construirmos juntos o distrito de Outeiro”, declarou o conselheiro e morador do bairro da Brasília, Edi Santos. “Sabemos que a Ilha de Caratateua possui muitas dificuldades, e que isso não irá se resolver num estalar de dedos e nem em quatro anos, porém, só o fato de participarmos do programa de participação cidadã, já nos sentimos valorizados, enquanto lideranças de comunidades, nesse processo de construção social”, finalizou.
Texto: Márcio Assunção
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								