Sesma estabelece orientações para realização de eventos em Belém

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) apresentou uma série de recomendações levando em consideração o bandeiramento verde para a região Metropolitana I, onde Belém está inserida, e a alteração dos parâmetros para a liberação de eventos conforme o decreto n°800 do Governo do Estado. As orientações da Sesma constam na Nota Informativa N°48, divulgada nesta quinta-feira, 02.

O diretor de vigilância à saúde da Sesma, Cláudio Salgado, explica que a nota traz orientações para a realização de eventos de grande porte. Entre as medidas que merecem destaque está a lotação de 20% de público considerando a capacidade total do local. Além da apresentação da carteira de vacinação com o esquema vacinal completo com as duas doses da vacina. "Estamos orientando também aos promotores destes eventos que nos enviem, com até sete dias de antecedência, um plano de fluxo de entrada, permanência e saída dos convidados, que garanta o cumprimento das regras de distanciamento social e de saúde pública. E uma lista de convidados, que deve ser enviada, com até sete dias de antecedência, com os nomes completos, CPF, endereços e telefones de contato de colaboradores e convidados para que sejam monitorados por um período mínimo de 15 dias", destacou.

Recomendações – Uma das primeiras orientações da Sesma é que para a realização de evento de qualquer natureza, a aquisição de ingresso, credenciamento de convidados, organização, imprensa e colaboradores esteja condicionada à apresentação do cartão de vacinação com esquema vacinal completo, ou seja, as duas doses no caso da vacina Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, ou uma dose no caso da Janssen. A entrada no evento deve ocorrer mediante apresentação do ingresso ou convite juntamente com um documento de identidade e o cartão de vacinação.

No caso de eventos em locais fechados, públicos ou privados, a Sesma orienta que sejam realizados com a presença de até 20% da capacidade de público do local do evento, incluindo convidados, organização, imprensa e colaboradores. E a lotação total deverá estar limitada a até 300 pessoas. A mesma orientação vale para eventos em estádios, ginásios, templos, igrejas ou locais com capacidade de público superior a 1.500 pessoas,.

As medidas protetivas contra a Covid-19 também deverão ser observadas – É preciso obedecer o distanciamento social de 1,5 m, uso obrigatório de máscara durante todo o período do evento, material necessário para a intensificação das medidas de higienização dos locais de uso comum, assim como álcool em gel e álcool 70% aos convidados e que nos acessos principais do local do evento, sejam montadas estruturas temporárias para controle de acesso (check-points) com objetivo de aferir a temperatura corporal de todos os convidados que adentrarem, principalmente no caso de eventos de grande porte.

A Secretaria orienta, ainda, que todos os colaboradores utilizem Equipamento de Proteção Individual (EPI) para orientações de fluxo, durante todo o período de atividade e que não seja permitido o uso de equipamentos de uso coletivo, como bebedouros com acionamento manual.

O secretário municipal de saúde, Maurício Bezerra, destaca que apesar das evidentes melhoras dos indicadores sobre a situação epidemiológica da covid-19 em Belém e da continuidade da campanha de vacinação, que já ultrapassou a marca de um um milhão e duzentas mil doses aplicadas, essas recomendações são necessárias nesse processo de flexibilização das atividades.

"É fundamental que a população, mesmo vacinada, continue adotando medidas para conter a propagação do vírus na comunidade, principalmente as medidas de proteção individual e coletiva, como o distanciamento social, a utilização de máscaras e o uso de álcool 70% ou água e sabão para a higienização das mãos", ressalta o secretário.

Serviço – Os dados prévios para a realização de eventos, como o plano de fluxo e a lista de convidados, devem ser encaminhados por meio de ofício para o Departamento de Vigilância à Saúde da Sesma pelo e-mail dve@sesma.pmb.pa.gov.br.

Texto: Danielly Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar