Com a missão de promover políticas de tecnologias na educação, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) reativou o atendimento noturno no Núcleo de Informática Educativa (Nied), para a formação dos professores e auxílio ao processo de ensino-aprendizagem da rede. A iniciativa foi transmitida por live no canal do Nied, no YouTube.
“É muito importante e fundamental o funcionamento do período noturno do Nied, porque se a rede funciona à noite atendendo jovens, adultos e idosos é necessário que a Secretaria atenda também neste período. Sei que por muitos anos, foi retirada essa possibilidade de trabalho para os nossos servidores. Mas é com muita alegria que a gente retorna o direito de trabalhar à noite para atender as necessidades de formação de professores das escolas municipais”, informou durante o evento a secretária de Educação, Márcia Bittencourt.
Nied atua na formação e assessoramento dos professores
O coordenador do Núcleo, professor Geldes Castro, destacou durante a live que a reabertura do espaço é muito significativa, tanto para professores que trabalham durante o dia e só tem o período noturno para se qualificar, quanto para professores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), que também precisam desta formação e assessoramento.
O professor recorda que foi em 2017, com os desdobramentos da Emenda Constitucional Nº 95, que restringiu investimentos públicos, inclusive na educação, que a Secretaria teve seu funcionamento restrito, afetando o turno da noite, causando um grande impacto na formação dos servidores e acompanhamento dos professores das salas de informática educativa. “A redução do funcionamento da RME neste turno gerou uma dívida histórica com os processos formativos e atendimentos a esses sujeitos, já tão invisibilizados e excluídos do processo de escolarização”, contou.
Com o novo horário, a perspectiva da Semec é aumentar a oferta de vagas nos cursos de Informática Educativa e assim diminuir a evasão dos professores em razão da incompatibilidade de horário. A reabertura do turno da noite no Núcleo coincide com a recomposição da Coordenação de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Nied), no início da atual gestão, e sinaliza o compromisso com com a classe trabalhadora e os estudantes.
Direito assegurado aos educadores e estudantes
“Estamos muito felizes com a reabertura do Nied à noite. É uma grande conquista, uma vez que a gestão passada foram retirados vários direitos como a Coordenação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) e agora reconstituímos essa modalidade de educação junto com a reabertura do Nied. A gente entende que é um direito dos educadores ter a sua formação garantida, principalmente neste contexto de pandemia, em que vimos a necessidade de trabalhar com a informática educativa, com as mídias sociais super importantes no ensino não presencial”, afirmou a coordenadora da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), Taíssa Barbosa,
“Esses estudantes são trabalhadores com direito ao acesso, a compreender, utilizar, criar as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais incluindo os espaços escolares", informou a diretora de Educação, Dorilene Melo.
Ela ressaltou, que o ensino de informática serve para os estudantes produzirem conhecimento, resolver problemas diários e exercer o protagonismo e a autoria da vida pessoal e coletiva, que não tiveram acesso à educação escolar regular ou que evadiram da escola e agora retornam às salas de aula em busca de direitos.
A equipe de professores formadores do turno da noite será composta por: Jailson Venâncio, Letícia Carneiro, e Vanessa Monteiro. Além dos demais profissionais que atuam durante o dia.
Texto: Tábita Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								