Mais dignidade e segurança para o trânsito de pedestres, condutores e ciclistas nas vias. Esse é um dos objetivos do programa ‘Belém Bem Cuidada’ que avançou nesta quinta-feira, 02, com obras de recuperação asfálticas nos bairros da Terra Firme e Jurunas. Vale destacar que desde o início desta semana várias ruas desses dois bairros estão recebendo ações de recuperação de vias da Prefeitura de Belém.
Na Terra Firme, a continuação das obras de revitalização de vias no bairro se concentraram na Avenida Celso Malcher na altura do canal do Tucunduba. O atendente de farmácia que trabalha na avenida, Bruno Santos, conta que os buracos que existiam na via causaram muitos transtornos para todos, mas principalmente para os condutores de carros e motos que se envolviam em acidentes. Bruno também fala que “essa é uma ação boa para melhorar principalmente o trânsito na área que é muito intenso diariamente. Essa obra vai melhorar também a vida dos pedestres que passam por aqui”.
A servidora pública Maria Ruth Ferreira é outra moradora da Terra Firme que se encontra satisfeita com os trabalhos de recuperação asfáltica no bairro. “Estou achando esse serviço ótimo, pois em 38 anos que moro aqui vi poucas ações como essa. A Celso Malcher ultimamente estava só buraco e agora a rua está ficando ótima”, conta.
Já no bairro do Jurunas a recuperação asfáltica aconteceu na rua Osvaldo de Caldas Brito e na travessa Bom Jardim. A moradora da travessa Bom Jardim, a ciclista e professora Cilene Ataíde, conta das dificuldades que a rua enfrentava com os buracos, “Belém tem como principal meio de transporte de muitas pessoas a bicicleta, por isso, ruas bem pavimentadas, revitalizadas, como está acontecendo aqui será sempre benéfico”, destacou a ciclista e moradora da travessa Bom Jardim.
Ela ainda fala que “o que vier de melhoria para nossa comunidade é sempre bem vindo. Vale destacar que a periferia sempre foi esquecida nesses 16 anos passados de desgoverno e nessa gestão a minha expectativa é que isso mude e seja um governo participativo como está sendo”, diz Cilene Ataíde.
O fiscal de obras viárias da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Leonardo Santos, conta como estão acontecendo os trabalhos da secretaria nas vias dos bairros da Terra Firme e Jurunas. Leandro fala que na maioria delas, o asfalto foi prejudicado pelo fluxo intenso no trânsito e de veículos pesados e outros danos adjacentes sofridos, por isso a necessidade do recapeamento asfáltico.
“As equipes de tapa-buraco da Sesan estão dando muita atenção para bairros, por exemplo, como o Jurunas, Terra Firme, Guamá e Benguí, devido à grande necessidade desses serviços nos locais”, pontua o representante da Sesan, Leonardo Santos.
Texto: Fabricio Lopes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								