"É especial contar minhas histórias e fazer com que as pessoas tenham um momento para refletir sobre elas". A frase é do escritor Juraci Siqueira, dita durante o Café Literário, um evento da Secretaria Municipal de Administração, que teve a primeira edição realizada nesta segunda-feira, 30 de agosto. Juraci Siqueira foi o poeta escolhido para iniciar o projeto. A intenção da Semad é levar, a cada encontro, um convidado para um bate-papo sobre literatura com os servidores da secretaria.
O escritor e poeta paraense tem mais de 40 anos de carreira e ficou agredecido pela participação no projeto. "Eu estou me sentindo muito honrado com esse convite e, assim, poder divulgar meu trabalho para os servidores municipais, classe essa da qual também faço parte", disse ele.
A ação faz parte do programa de valorização do servidor, promovendo a aproximação, o acolhimento e a escuta, além de aproveitar para apresentar uma pouco mais da cultura literária paraense para esses servidores."Temos trabalhado uma série de estratégias para que o servidor se sinta prestigiado. Organizamos exposições, nas quais eles são protagonistas. Indígenas, mulheres, homens. E agora o Café Literário, que é um momento muito importante de troca entre os participantes e o convidado. Estamos estudando outras estratégias de acolhimento, voltadas para os servidores da Semad e para outras secretarias", explicou a secretária Municipal de Administração, Jurandir Novaes.
A secretária também participou das atividades e, durante o evento, declamou alguns dos poemas, que estão presentes em mais de 80 livros publicado por Juraci Siquerira.
O escritor também destribuiu corações com pequenas mensagens de autoria dele e, em um momento de descontração, cada participante do Café Literário leu a mensagem que recebeu.
A assistente administrativa da Semad, Márcia Monteiro, já está ansiosa para a segunda edição, que deve ocorrer uma vez por mês na sede da Secretaria. "É muito bom trabalhar em um local em que você pode ter um momento para deixar o estresse do dia a dia de lado e fazer uma imersão no mundo da arte, literatura e poesia. Gostei muito dessa iniciativa e já estou esperando as outras edições", declarou a servidora.
Ao final do evento, Juraci Siqueira inaugurou o Cantinho de Leitura, onde ficam livros doados, que podem ser lidos pelos servidores da Semad e de outras secretarias. Participaram desse momento a titular da Semad, Jurandir Novaes, e o presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Michel Pinho.
Coral do Servidor Municipal – Nesta segunda-feira, 30, também foram iniciados os ensaios do Coral do Servidor Municipal. Ao todo 28 pessoas estão participando. As inscrições ainda estão abertas até o dia 3 de Setembro. A servidora da Secretaria Municipal de Educação, Nilma Azevedo, foi convidada para ser a maestrina do coral. "Adorei o convite para fazer parte desse projeto e meu objetivo como educadora é socializar conhecimento. Espero conseguir fazer um trabalho lindo com esse coral", ressaltou Nilma.
Texto: Carolina Boução
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								