Projeto da Sejel estimula empreendedorismo feminino em cursos

Administrado pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), o Espaço Esportivo e Cultural Mestre 70 venceu o abandono das últimas gestões e retornou com novas propostas de promoção de esporte, lazer e cultura.

Através de uma parceria com a Secretaria Nacional de Aprendizado Rural (Senar), o Espaço Mestre 70 vem oferecendo cursos semanais diversos de artesanato.

No primeiro semestre foram realizados seis cursos , oportunizando, principalmente às donas de casa, uma nova vocação e uma fonte de renda.

Socialização e afeto

O curso iniciado na última segunda-feira, 23, que encerra nesta sexta, 25, é o de Reaproveitamento de Materiais Recicláveis. Objetos que poderiam ir para o lixo se transformam em graciosos utensílios para serem vendidos.

"Para quem está desempregada, esses cursos são uma valiosa oportunidade para ganhar seu próprio dinheiro. Outra vantagem é o da interação. Aqui todas somos parceiras e as menos habilidosas vão vencendo a insegurança com apoio do grupo", relata Liandra Lee, atriz de 48 anos, que já participou de quatro cursos ofertados pelo Mestre 70 no primeiro semestre.

Liandra trouxe a mãe para realizar o curso de recicláveis, que acabou se transformando em uma oportunidade para ela vencer a ansiedade. "Aqui eu me sinto útil, faço amigas, e ainda aprendo como fazer coisas bonitas para vender", comemora Maria da Graça Garcia, dona de casa, 69 anos.

"É muito gratificante perceber o retorno das participantes dos cursos. Muitas delas são as únicas provedoras da casa e eu, como mulher, me sinto extremamente feliz em ajudá-las a conseguir essa emancipação financeira", destaca Amanda Pombo, coordenadora do Mestre 70. Os cursos devem prosseguir, semanalmente, até dezembro.

Além dos cursos, o Espaço Mestre 70 abre suas portas diariamente para cinco escolas de projetos voluntários de futsal, que atendem crianças de 8 a 14 anos. A Liga Belém de Futsal e a Federação Paraense de Futsal também usam a quadra do Espaço para treinos.

Texto: Syanne Neno

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar