Servidores públicos do IPMB participam de roda de conversa sobre saúde mental

O projeto Roda de Conversa levou reflexões e diálogos sobre saúde mental aos servidores públicos da Procuradoria Jurídica (Projur) do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém(IPMB). Organizada pela equipe da Seção de Acompanhamento Psicossocial do órgão municipal, a iniciativa visa reunir, uma vez por mês, as equipes de trabalho dos setores do Instituto para aprender mais sobre o tema e buscar o autoconhecimento.

Iniciado em 13 de julho, o projeto será realizado até o final deste ano, com objetivo de atingir a todos os servidores do IPMB. "Foi um espaço de reflexões e para falar sobre questões voltadas à saúde mental. Trouxemos alguns conceitos para que os servidores refletissem. Ao final, realizamos com eles uma terapia de meditação no método conhecido como Mindfulness (atenção plena)", explicou o psicólogo do IPMB, Ryan Espírito Santo, responsável em conduzir a roda de conversa da sexta-feira, 20.

Para a advogada Valéria Fidelis, procuradora chefe da Projur a dinâmica da roda de conversa foi muito interessante, pois a atividade chama os servidores a refletirem sobre o trabalho e sobre a vida pessoal. "Foi um diálogo acolhedor e nos ajuda a entender o outro (colega de trabalho). Para fazer com que o trabalho flua, temos que nos dispor a ouvi-los, pois cada um tem sua forma de ver as cosias", ressaltou.

Entre os assuntos abordados na programação, destacaram-se os temas comportamentos e emoções que, muitas vezes, as pessoas não conseguem lidar em sua vida pessoal e acabam levando para a vida profissional. Em julho, a atividade contou com a participação dos profissionais das áreas de Serviços Gerais, Arquivo, Transporte e Informática participaram da dinâmica.

Texto: Walrimar Santos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar