Belém Por Elas encerra 2ª edição com certificação de 90 mulheres

A iniciativa da prefeitura de Belém, através da Secretaria da Mulher, certificou 90 participantes que concluíram com êxito o curso de capacitação profissional.

Iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semu), e do Sebrae promove autonomia feminina e empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com nova turma prevista para junho e expansão para ilhas Combu e Cotijuba.

Na manhã desta segunda-feira, 26, a sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Belém, no bairro do Umarizal, foi palco de uma cerimônia marcada por emoção, gratidão e esperança. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semu), em parceria com o Sebrae, celebrou o encerramento da segunda edição do programa Belém Por Elas, certificando 90 mulheres que concluíram com êxito os cursos de capacitação profissional.

Desde o início da parceria, 106 mulheres em situação de vulnerabilidade social de Belém foram capacitadas em áreas como Empreendedorismo Inclusivo e Gestão em Negócios.

A iniciativa tem como objetivo promover a autonomia feminina, oferecendo ferramentas práticas para que as participantes se tornem protagonistas de suas próprias histórias. “O Belém Por Elas é uma ferramenta essencial para transformar vidas. Cada mulher que passa por aqui sai mais preparada para enfrentar desafios, criar seu próprio negócio ou ocupar seu espaço no mercado de trabalho. Nosso compromisso é ampliar essa ação e levar o programa para além do centro da cidade, chegando também às mulheres das ilhas, como Combu e Cotijuba”, afirmou a secretária da Mulher, Silvane Ferraz.

Histórias que inspiram

A cerimônia foi marcada por depoimentos emocionantes de mulheres que encontraram no programa um novo caminho de vida. É o caso de Lúcia Helena da Silva Miranda, 62 anos, moradora de Icoaraci. Com um histórico profissional diverso – de técnica em segurança do trabalho a artesã -, ela viu no curso de Empreendedorismo Inclusivo a oportunidade de se reinventar.

“Aprendi a organizar minhas finanças e a divulgar meu trabalho. Esse programa, além de me orientar na gestão, me fez sentir viva. Agora pretendo expandir minhas vendas e colocar em prática tudo o que aprendi”, disse, emocionada.

Clarissa Jeane da Silva, 43 anos, moradora do bairro do Guamá, também compartilhou sua experiência transformadora. “O curso me deu confiança e conhecimento para abrir meu próprio negócio. O aprendizado foi excelente e agora me sinto pronta para garantir um futuro melhor para minha família“, afirmou.

Nova turma está prevista para junho

A Prefeitura de Belém e o Sebrae já planejam a nova turma do programa, com início previsto para a semana do dia 16 de junho. A próxima fase inclui também a adaptação do formato para ações itinerantes, com o objetivo de levar as capacitações às comunidades mais isoladas, especialmente das ilhas do município. As inscrições podem ser realizadas diretamente no portal do programa

O Belém Por Elas reafirma o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das mulheres, promovendo inclusão, desenvolvimento e uma sociedade mais justa para todas.
 

  • Texto: Marli Portilho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar