O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é a maior festividade religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo. Realizado há 228 anos em Belém do Pará, hoje o Círio envolve uma série de celebrações e eventos onde se destacam as 13 procissões oficiais. Uma delas é a Romaria da Juventude, que concentra as homenagens feitas pelos jovens à Nossa Senhora de Nazaré.
E assim como a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa procuram contribuir para conscientizar sobre a importância das novas gerações para a festa religiosa, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, também reconhece o protagonismo dos jovens católicos. Para oficializar esse reconhecimento, o prefeito sancionou o Projeto de Lei (PL) n.° 020, de 29 de junho de 2021 de autoria da vereadora Dona Neves (PSD), e o transformou na Lei n.° 9.693, de 28 de julho de 2021, que institui o Dia Municipal da Romaria da Juventude, a ser comemorado anualmente no 3º sábado do mês de outubro. A nova lei foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na edição do dia 30 de julho de 2021.
A data passará a integrar o calendário oficial de datas e eventos do município de Belém e vem fortalecer a importância dos jovens para a sociedade, como afirma o coordenador de juventude da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Matheus Dias. “Temos a visão de que a lei que institui o Dia Municipal da Romaria da Juventude vem como um fortalecimento do protagonismo da juventude cristã na cidade. Ajudando a abrir caminhos para políticas sociais, seja do poder público, seja da sociedade civil, que tenham como objetivo efetivar demandas que agreguem o valor cultural que isto simboliza, e os valores humanistas envoltos”, diz.
A coordenação de juventude da Sejel tem o compromisso de desenvolver um planejamento para maior eficiência das políticas públicas de referência à liberdade religiosa e aos sentidos socioculturais da cidade, visando a partir do Estatuto da Juventude, garantir diálogos, comunicações e abertura para políticas públicas em conjunto com os grupos religiosos de jovens da cidade, de todas as religiões.
A Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos também está envolvida na causa. Para o titular da SecDH, Max Costa, a lei contribui para dar visibilidade à juventude. “Essa data é importante, porque todo espaço em que a juventude está reunida, é também um espaço organizativo de visibilidade a essas demandas para que o poder público, as famílias e o conjunto da sociedade possam ir ao encontro dos anseios dessa juventude, que sendo uma juventude inquieta, que quer mudança, está certa em exigir essa transformação necessária”, afirmou.
Histórico
A Romaria da Juventude teve sua primeira edição em 2001 e é organizada pelos jovens das paróquias e comunidades ligadas à Arquidiocese de Belém, com o apoio da Diretoria da Festa de Nazaré. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), a última procissão realizada antes da pandemia do coronavírus, em 2019, reuniu 35 mil jovens.
Devido ao cenário de pandemia, a coordenação da Romaria da Juventude planeja realizar uma programação adaptada, que será anunciada nos próximos dias.
Círio 2021
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2021 terá programação adaptada, sem romarias, em Belém. De acordo com a Diretoria da Festa, as procissões vão ser em formatos diferentes por conta da pandemia, com a imagem sendo levada em carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas de Belém. A programação deste ano começa no dia 10 de setembro e segue até o dia 24 de outubro, com carreatas, exposições e missas.
Texto: Lana Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								