Com 40 ações realizadas, Belém reafirma seu compromisso com a 1ª infância na 9ª Semana do Bebê

Belém mais uma vez marcou posição em um movimento que já é realizado há mais de 15 anos no Brasil, que visa o fortalecimento dos cuidados com a primeira infância. Foi a Semana do Bebê, promovida de 10 a 14, que, com mais de 40 ações, em formato híbrido, ou seja, presencial e online, promoveu em Belém uma verdadeira mobilização social para o fortalecimento do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos de idade. Essa mobilização já aconteceu em mais de 500 municípios brasileiros e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Foram palestras, seminários, assistência médica pré-natal para as mamães, vacinação, oficinas e diversas ações culturais de mobilização e conscientização, envolvendo escolas, maternidades postos de saúde, creches e Centros de Referência da Assistência Social (CRA’s). Além da Feira Materna, onde algumas mães empreendedoras puderam expor os produtos produzidos. O encerramento da Semana contou ainda com contação de histórias para as crianças e uma danças das mamães com seus filhos.

Kamilly Paiva, mãe do pequeno Arthur, participou ativamente da programação e disse que além de aprendizado, a Semana foi um momento de fortalecimento dos laços e dos cuidados com a sua criança.

Para mim foi muito importante essa semana porque fez a gente relembrar momentos dos nossos filhos. São momentos inesquecíveis, mas que no decorrer do nosso dia a dia vão ficando na lembrança. E relembrar quem deu o primeiro banho, quem botava ele pra dormir, como ele era, o que mais gostava… E poder compartilhar todos esses momentos com a minha criança durante a Semana, foi realmente marcante”, conta Kamilly.

Entre as ações desenvolvidas ocorreram, também, a escuta individual de mulheres grávidas por equipes do serviço social, psicologia e educação em saúde. Elas também receberam orientações sobre a importância do pré-natal e cuidados na prevenção da transmissão vertical das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), especialmente o HIV/Aids. Além de rodas de conversa sobre o direito à inclusão da pessoa com deficiência, síndromes, doenças raras, e o esclarecimento e a comunicação efetiva como forma de promover a inclusão.

Impacto positivo – Para a coordenadora da Referência Técnica da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Milena Porfírio, que coordenou as ações da Semana do Bebê, os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças e reforçar a atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e na construção de relações sociais, fatores que vão influenciar por toda a vida e é por isso que as ações promovidas durante a Semana são importantes.

A Semana do Bebê foi um evento intenso e extremamente enriquecedor. Apesar de ter sido a nossa nona edição, esse ano foi bem diferente dos outros anos. As secretarias se integraram, parcerias surgiram e muito conteúdo científico foi produzido. A população, por meio das escolas e unidades básicas de saúde, participou mais do que esperado, fazendo o evento acontecer, superamos nossas expectativas, sendo realizado pelo menos mil doses de Vitamina A e mais mil doses de vacinas para Influenza”, destacou Milena.

Impactos – Já para o especialista em Saúde e HIV do Unicef na Amazônia, Antônio Carlos Cabral, a Semana do Bebê apesar de ser uma estratégia que dura apenas uma semana, tem impactos profundos em toda a gestão municipal em torno das prioridades da primeira infância. “Foi o que vimos aqui no município de Belém, um processo ímpar de mobilização em torno das prioridades da primeira infância. Para o Unicef, o compromisso do município de Belém tem trazido resultados importantes na promoção, garantia e realização dos direitos de crianças”, ressaltou.

História – A Semana do Bebê foi idealizada pelos professores gaúchos Odon Monteiro, Salvador Célia e pelo radialista Pedro Dias. Em 2013, a Semana do Bebê chegou à sua 15º edição no município de Canela (RS) – pioneiro na iniciativa. Em 2010, o Fundo das Nações Unidas para a Infância passou a apoiar o evento. A disseminação da Semana do Bebê por todo o País pelo Unicef reforça a importância do Compromisso da instituição com a sobrevivência infantil.

Texto: Danielly Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar