População recebe segunda dose da Pfizer em Belém nesta sexta-feira

A doméstica Estela Santos, 61 anos, levou a filha Luciene Santos, 39 anos, portadora de paralisia cerebral para receber a segunda dose da vacina no posto, situado na Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), Av. Gentil Bitencourt, no bairro de Nazaré. Ela perdeu a mãe em abril e sabe da importância de proteger a filha. “Eu estou muito feliz de trazer minha fila para se vacinar, porque para ela, que tem paralisia, é muito importante essa imunização. E graças a Deus, eu estou mais aliviada”, comentou.

A aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer nesta sexta-feira, 13, foi destinada a pessoas que tomaram a primeira nos dias 16, 27 e 28 de maio, além também de pessoas que estão com a segunda dose atrasada ou que estejam marcadas até o dia 18 de agosto. A vacinação abrange o público por faixa etária, com comorbidade e outras categorias.

O técnico em informática Márcio Guimarães, 53 anos, é hipertenso é já está 100% imunizado, o que representa um alívio para ele. “Tomar a segunda dose para mim é uma sensação de alivio e segurança, pois com essa vacinação eu espero que tudo possa voltar ao normal e que a gente possa continuar a vida através dessa imunização”, diz.

Mesmo com a vacina, é necessário continuar mantendo os cuidados contra a covid-19, diz a aposentada Sônia Eulalio, 56 anos. Ela é mãe do João Gabriel, 27 anos, que possuí deficiência permanente e foi ao posto da Fibra receber a segunda dose. “A vacina é a única que pode nos salvar, pois representa uma segunda chance. Então você se protegendo com a vacina, é uma forma de não deixar esse vírus entrar no seu corpo e usando a máscara, porque mesmo com a vacina não podemos deixar de usar”, declarou.

A psicóloga Adriana Meira, 44 anos, se vacinou pela categoria de profissionais da saúde e agradeceu a oportunidade de viver esse momento. “Eu me sinto extremamente grata por mim e agradeço muito por todas as pessoas que estão tendo essa oportunidade, porque a gente vê de perto o que esse vírus é capaz de fazer e por isso é necessário manter as medidas de proteção e segurança”, ressaltou.

E a coordenadora de imunização do posto da Fibra, Enfermeira Andrea Passino, reforça que é necessário concluir o ciclo vacinal com a segunda dose. “O fluxo aqui está bastante intenso e hoje está previsto um público de mais de 14 mil pessoas, mas a gente bate diariamente 20 pessoas normalmente. E com a segunda, a gente considera as pessoas imunizadas, ou seja, fechando o ciclo imunológico para que seu organismo fique pronto com a doença e é importante que as pessoas compareçam para fechar esse ciclo”, ressaltou.

Para quem procurou o posto do Boulevard Shopping Belém, na Av. Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, encontrou tranquilidade, assim como a nutricionista Brenda Vinagre, 31 anos. “Estar conseguindo concluir essa imunidade para mim é muito gratificante, me sinto emocionada e mais aliviada. Eu espero que isso possa chegar logo para todo mundo e todas as idade”, disse.

O biólogo, Luiz Paulo Castro, 38 anos, estava na expectativa para tomar a segunda dose e tentar voltar à normalidade. “É um momento de felicidade! Eu tomei a primeira dose em maio e estava esperando os 3 meses ansiosamente para tomar a segunda dose. E agora espero com a gente possa conseguir viver a vida normalmente e que todos tenham a oportunidade de se vacinar o quanto antes e não percam esse momento”, afirmou.

Serviço:
A imunização ocorre até às 17h, em 25 pontos de vacinação espalhados pela capital paraense. Para tomar a segunda dose é preciso apresentar: RG, CPF, e cartão de vacinação de Belém.

>> Confira o endereço dos postos de vacinação:

1. Boulevard Shopping Belém – Estacionamento G6. Av. Visconde de Souza Franco, 776. Reduto.
2. Casa de Plácido – Anexo do Centro Social de Nazaré, ao lado do estacionamento da Basílica.
3. Cassazum. Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco.
4. Castanheira Shopping Center. Rod. BR 316, km 01, 3° piso. Espaço Cultural.
5. Colégio do Carmo. Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha.
6. Embarcação Aviso Auxiliar Breves, Marinha do Brasil, atracada no terminal hidroviário da Praça Princesa Isabel, Condor.
7. Escola de Enfermagem da Uepa. Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá.
8. Faculdade Cosmopolita. Avenida Tavares Bastos 1313, Marambaia.
9. Fibra. Avenida Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré.
10. Funbosque. Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro.
11. Ginásio do CCBS-UEPA, esquina da Perebebuí com Almirante Barroso.
12. Ginásio Mangueirinho. Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão.
13. Icoaraci. Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso. Tv. dos Andradas, 1110 – Ponta Grossa.
14. Icoaraci. Igreja do Evangelho Quadrangular. Travessa São Roque, 789, Cruzeiro.
15. Icoaraci. Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças. Praça Pio XII, nº 148.
16. Igreja do Evangelho Quadrangular. Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá.
17. Mosqueiro. Escola Municipal de Ensino Fundamental Abel Martins. Rua Lalor Mota, 551, Carananduba.
18. Mosqueiro. Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo, R. Rodrigues Pinajé, 998.
19. Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusiva pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G).
20. Shopping Pátio Belém, 3º Piso, loja 358.
21. UEPA CCSE: Universidade do Estado do Pará – Centro de Ciências Sociais e Educação. Rua do Una, n° 156.
22. UNAMA Parque Shopping. Rodovia Augusto Montenegro, 4300- Parque Verde, acesso lateral Rua Betânia.
23. UNAMA. Avenida Alcindo Cacela, nº 287.
24. UNIFAMAZ. Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto.
25. Universidade Federal do Pará (Mirante do Rio/UFPA-Campus Guamá). Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá.

Texto: Lana Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar