"Nunca deixe perder a esperança" , foi com a frase do padre Bruno Sechi, que o estudante Vitor Oliveria, de 16 anos, resumiu o momento especial para ele e outros 20 jovens que foram empossados como delegados do programa de participação popular "Tá Selado" e receberam kits com itens para interatividade.
A cerimônia de posse foi realizada na tarde desta quinta-feira, 12, no Solar da Beira, e contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Antônio Carlos Cabral, e diversas autoridades.
Os jovens delegados receberam um kit de conectividade doado pelo Unicef contendo smartphone, agenda, bolsa e um chip com internet gratuita durante três meses. Morador do bairro do Bengui, Vitor foi eleito representante do distrito administrativo Daben no segmento de crianças e jovens, o estudante destacou a importância de representar o bairro.
"Por meio do movimento do Emaús, o qual eu faço parte, conheci o Tá Selado e resolvi participar. Minha intenção é aproximar o Bengui do poder público, com visitas em locais do bairro para mostrar as demandas dos moradores e o kit só vai ajudar, como não tenho rede wi-fi, a minha comunicação com outros delegados e com os moradores fica prejudicada, mas agora será diferente", comentou.
Um dos critérios para se tornar delegado do segmento jovem é ter idade mínima de 13 anos. Durante o discurso, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressaltou a participação de crianças e adolescentes na construção da cidade e lembrou que na sua segunda gestão, entre os anos 2000 e 2004, os jovens também foram ouvidos.
"Ser jovem é querer mudar o mundo, participar dos debates e das decisões para o futuro, e não aceitar o que é imposto. Este momento é de grande responsabilidade. Não deixem de exercer a representação que foi dada a vocês por outros jovens que votaram. Tive a honra de ganhar o prefeito amigo da criança, título concedido pelo Unicef e Abrinque", lembrou.
Segundo Antônio Carlos Cabral, representante do Unicef, a parceria entre prefeitura e o órgão internacional de proteção tem a intenção de emponderar os jovens. "O objetivo desta parceria é dar voz a esses jovens e facilidade para o acesso à internet para assim conseguir , por meio desse trabalho coletivo, transformar a vida deles e dos que estão em volta", comentou.
Processo – Com os processos de eleição e posse finalizados, os jovens farão parte do Congresso da Cidade, que será realizado no segundo semestre deste ano, onde serão discutidas propostas sobre diversos temas, buscando a melhoria para a capital paraense.
Eleito delgado do bairro do Parque Verde, Denílson Moura, de 15 anos, já possui algumas propostas para colocar no Congresso. "Eu tenho algumas propostas que são voltadas para o lazer, entre elas , a construção de mais praças. Acredito que esse tipo de lugar é um modo de escapar para os jovens se distrairem", enfatizou.
O seguimento também abriu espaço para os indígenas Warao, população que migrou da Venezuela para o Brasil, elegerem seus representantes. Maria Zapata, de 15 anos, foi uma das representantes eleita. A jovem comentou que pretende usar o espaço para melhorar a vida da comunidade indígena Warao e se estabelecer no Brasil. "É importanate para todos o indígena um espaço onde podemos ser representados. Considerando que é uma ajuda para eu É outros seguirmos adiante aqui no Brasil, ajudando a aprender a língua portuguesa cada vez mais", disse.
Todos os adolescentes eleitos no processo receberão um acampamento da Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep), explicou p secretário do órgão, Cláudio Puty. "Temos um grupo de trabalho para formação e capacitação desses jovens para políticas públicas. Eles serão acompanhados e orientados de perto".
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								