Alegria era o sentimento das amigas Lorena Moreira e Iara Marques, residentes do bairro da Marambaia, em Belém. Elas estavam entusiasmadas ao se imunizar com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta sexta-feira, 06 de agosto, no Ginásio Mangueirinho, localizado na Avenida Augusto Montenegro. “É muito emocionante, porque a gente está esperando isso há muito tempo. Sempre estamos juntas e agora temos essa proteção. É reconfortante saber que outras pessoas do nosso lado estão protegidas. É mais uma segurança. É incrível pra gente", disse empolgada a jovem Lorena Moreira, que completará 20 anos em setembro.
As duas amigas fazem parte do público-alvo da nova etapa de imunização contra a Covid-19, realizada ao longo desta sexta-feira, 06 de agosto, para pessoas nascidas em 2001, ou seja, quem tem ou vai completar 20 anos em 2021. A imunização seguirá neste sábado, 07, para pessoas nascidas em 2002 e 2003. Para os nascidos em 2003 é necessário estar com 18 anos completos até o dia 7 de agosto de 2021, seguindo a determinação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, publicado no dia 15 de julho deste ano.
No Ginásio Mangueirinho, um dos 24 pontos de vacinação distribuídos na cidade, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, juntamente com o secretário municipal de Saúde (Sesma), Maurício Bezerra, e o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde da Sesma, Cláudio Salgado, estiveram no local, conversando com os jovens, técnicos e enfermeiros, que ali se encontravam.
Segundo dados da Sesma, 16.879 jovens foram imunizados nesta sexta-feira, 06. O prefeito de Belém destacou o trabalho de todos os envolvidos na campanha de imunização.“É muito emocionante chegar aqui e ter a oportunidade de agradecer aos servidores públicos municipais da saúde, agradecer estudantes e voluntários, que estão aqui aprendendo e dedicando o seu conhecimento a essa campanha importante de imunização, que tem salvado tantas vidas”.
“Salvar vidas”, palavras que a jovem Laura Campelo disse emocionada e com olhos marejados, após receber a primeira dose e lembrar do irmão, que faleceu na última segunda-feira, em decorrência de complicações da Covid-19. “A vacina é um pouco de esperança, em meio a tanto caos que vivemos. Perdi pessoas e isso é muito doloroso. Mas sei que vamos sair dessa”, disse. Laura também deu um conselho: “que as pessoas possam se vacinar e tenham consciência de que a vacina salva vidas, sim!”
O paratleta David Pontes, 29 anos, que estava com a segunda dose do imunizante marcada para esta sexta-feira, 06, ressaltou que se vacinar é pensar no próximo. “A vacina é: eu me colocar no lugar do outro e não contaminar outras pessoas, para que logo a gente consiga ter, de volta, a nossa vida normal”.
Para David, a segunda dose vai possibilitar viajar com segurança para o exterior e competir no Campeonato Mundial de Dança Esportiva de Cadeira de Rodas, realizado pelo Comitê Paraolímpico.
Serviço:
São 24 pontos de vacinação distribuídos nos bairros e distritos de Belém, com funcionamento de 9h às 17h. Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de residência de Belém.
Pontos de vacinação:
1. Boulevard Shopping Belém – Estacionamento G6, na avenida Visconde de Souza Franco, 776. Reduto;
2. Cassazum – Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco;
3. Castanheira Shopping Center – Rod. BR 316, km 01, 3° piso. Espaço Cultural;
4. Colégio do Carmo. Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha; 
5. Embarcação Aviso Auxiliar Breves, Marinha do Brasil, atracada no terminal hidroviário da Praça Princesa Isabel, Condor;
6. Escola de Enfermagem da UEPA. Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá;
7. Faculdade Cosmopolita. Avenida Tavares Bastos 1313, Marambaia;
8. FIBRA. Avenida Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré;
9. FUNBOSQUE. Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;
10. Ginásio do CCBS-UEPA, esquina da Perebebuí com Almirante Barroso;
11. Ginásio Mangueirinho. Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão;
12. Icoaraci. Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso. Tv. dos Andradas, 1110 – Ponta Grossa;
13. Icoaraci. Igreja do Evangelho Quadrangular. Travessa São Roque, 789, Cruzeiro;
14. Icoaraci. Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças. Praça Pio XII, nº 148;
15. Igreja do Evangelho Quadrangular. Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá;
16. Mosqueiro. Escola Municipal de Ensino Fundamental Abel Martins. Rua Lalor Mota, 551, Carananduba;
17. Mosqueiro. Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo, R. Rodrigues Pinajé, 998;
18. Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusivo pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G);
19. Shopping Pátio Belém, 3º Piso, loja 358;
20. UEPA CCSE: Universidade do Estado do Pará – Centro de Ciências Sociais e Educação. R. do Una, n° 156;
21. UNAMA – Parque Shopping. Rodovia Augusto Montenegro, 4300 – Parque Verde, acesso lateral Rua Betânia;
22. UNAMA. Avenida Alcindo Cacela, nº 287;
23. UNIFAMAZ. Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto;
24. Universidade Federal do Pará (Mirante do Rio/UFPA-Campus Guamá). Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá.
Texto: Joyce Assunção
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								