Pré-Vestibular Municipal de Belém intensifica atividades no segundo semestre

O Pré-Vestibular Municipal da Prefeitura (PVMB), coordenado pela Fundação Escola Bosque (Funbosque), inicia fase de intenso trabalho pedagógico, visando a preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ainda em formato de aulas remotas, as atividades aceleram neste segundo semestre para preparar os estudantes para concorrer a vagas nas instituições de ensino superior.

O estudante Odair Ferreira do Nascimento, 18 anos, morador do bairro Tenoné, sempre estudou em escola pública e vai disputar uma vaga no curso de Administração.

“O cursinho pré-vestibular ajuda muito os jovens, inclusive eu que entrei esse ano através de uma pesquisa no Google.
Minha mãe e meu pai trabalham de maneira informal, minha mãe faz limpeza, e meu pai pescador no ver o peso. Na minha família, todos tinham que lutar, ir em busca do dinheiro da passagem para poder ir para a escola. As vezes que não tinha eu me virava com caronas.”
Joelma Ferreira, coordenadora do Pré-Vestibular da prefeitura disse que neste segundo semestre do ano, muitas ações fazem parte do planejamento, como seminário para os alunos, reuniões pedagógicas e administrativas com os docentes, alem do acompanhamento das atividades de sala de aula, no formato pedagógico remoto, também utilizam plantão de dúvidas, que consiste em abrir uma sala em aplicativo virtual com objetivo de ouvir, coletar dúvidas dos estudantes, garantindo resolução das questões.

Odair Nascimento, falou do desejo de sucesso para o PVMB, e que muitos outros estudantes garantam vaga para cursar e garantir preparação à prova do Enem; “Espero que o cursinho possa continuar ajudando muitas pessoas no futuro e as dificuldades sejam superadas, como a pandemia, que infelizmente dificulta o aprendizado. Pois muitos não tem acesso a Internet boa, o que faz o vídeo aula parar e travar, é um dos problema que acontece com as aulas online. Os professores estão dando um grande apoio, eles estão sempre perguntando e dando um apoio total para que os alunos.”. O estudante relatou que o estudo via plataforma do cursinho é a único formato de aula que ele utiliza, e nesta semana começa a trabalhar como jovem aprendiz, o que vai lhe exigir maior esforço para acompanhar as aulas virtuais.
Alickson Lopes, presidente da Funbosque, destacou o esforço dos professores e equipe técnica: “Quero agradecer pelo trabalho de todos, sei das dificuldades, pretendemos avançar na organização do cursinho, no momento estamos fechando documentação para reforma do novo prédio que vai abrigar o Pré-Vestibular da prefeitura, a Secon está cedendo um prédio para a Funbosque, isso vai oferecer melhores condições estruturais, mas queria destacar que pegamos o prédio sem as mínimas condições de uso, estava humanamente impossível permitir que o cursinho permanecesse naquele espaço. Tudo que está sendo feito é para oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais, e alunos. A educação precisa de cuidados e responsabilidade.”
O presidente explicou que tudo está sendo realizado para a reforma do novo prédio que vai abrigar o Pré-Vestibular, sendo imóvel de órgão da própria prefeitura, descartando pagamento de aluguel, como vinha acontecendo nos anos anteriores.
As aulas seguem de forma remota, enquanto não ocorre retorno presencial.

Texto: Rita Ribeiro

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar