Prefeitura mobiliza moradores para selagem dos imóveis do Miolo do Jurunas

A equipe Social do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) vai atuar nesta terça-feira, 3, na localização e marcação dos imóveis da área denominada Miolo do Jurunas. Os engenheiros vão localizar a linha da obra e identificar os imóveis que serão afetados.

Nesta segunda-feira, 2, os moradores da área receberam a visita de assistentes sociais da Prefeitura de Belém, que percorreram as ruas e vilas, entregando panfletos e explicando sobre as obras que serão realizadas no local, cujos imóveis serão afetados.

O Miolo do Jurunas fica localizado no perímetro entre a rua Fernando Guilhon e travessa Quintino Bocaiúva e entre a avenida Bernardo Sayão até a rua Honório José dos Santos. Corresponde ao quarto e último trecho da linha de obras do Promaben.

“Posteriormente com o relatório de selagem em mãos, a equipe social vai entrar realizando o cadastro socioambiental e, em seguida a equipe de Engenharia realizará o cadastramento físico dos imóveis", explica o engenheiro civil, Arthur Amaral, assessor da Subcoordenação de Engenharia do Promaben.

Melhor infraestrutura para os moradores da área

O cadastro socioambiental termina no próximo dia 12 deste mês. O cadastro físico se encerra no dia 20 de setembro.
Já foram feitos os cadastramentos e identificados 77 imóveis no trecho um, 229 imóveis, no trecho dois e 121 imóveis no trecho três. O quarto trecho ainda está passando pela fase de levantamento dos imóveis.

“Esses cadastramentos estão sendo feitos para que a gente possa implantar as obras de saneamento nessas áreas. Vamos levar melhorias em relação ao saneamento, tratamento de água, sistema viário, esgoto e drenagem. São as obras que vão chegar nessas áreas, levando bem-estar e melhor infraestrutura para esta região”, explica Arthur.

A assistente Social Sâmia de Sousa, 26 anos, que mora desde os dois anos no Miolo do Jurunas, está esperançosa. “Eu acho que essa obra pode ajudar a gente. Vai ser bom pra população", acredita.

Já a autônoma Conceição do Socorro Silva dos Santos, 51, acredita que a obra vai ser boa. "Acho bom porque têm muitas famílias que moram aqui que estão há tanto tempo morando sem uma melhoria”.

A selagem consiste na aplicação de um adesivo, chamado Placa de Selagem, que contém o número do cadastro de Engenharia, considerado a base para os cadastros sociais, que é colado em local visível na fachada dos imóveis. Esta identificação vai facilitar o processo de aplicação das entrevistas do cadastramento socioambiental.

Após a selagem é feito o congelamento da área, onde não poderão mais ser construídos novos imóveis e que será reservada para os estudos de avaliação feitos a partir do cadastramento físico, assim como para garantir a segurança dos moradores das áreas de risco.

Texto: Raimundo Sena

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar