Belém festeja lei que estabelece selo “Pet Friendly” no Estado do Pará

Prefeito Igor Normando acompanhou ato de sanção da lei no Palácio do Governo, primeiro prédio do Estado a receber a identificação
Na ocasião, autoridades colocaram o selo no Palácio do Governo, primeiro prédio do Estado a recebê-lo

O prefeito de Belém, Igor Normando, participou, no final da manhã desta terça-feira (10), no Palácio do Governo, do ato de sanção da lei que institui no Estado do Pará o selo “Pet Friendly” – Amigo dos Animais Domésticos, para estabelecimentos que permitem o acesso de cães e gatos nas dependências, com infraestrutura adequada. Na ocasião, o chefe do Executivo municipal, defensor da causa animal desde o início da carreira pública, falou sobre os avanços na implementação de políticas públicas voltadas a essa temática no município de Belém. “Esse selo, sem dúvida, vem brindar todo esse movimento de valorização dos animais domésticos, mais uma grande vitória para aqueles que amam os animais e sabem que eles merecem ser tratados com respeito”, destacou, acompanhado de Frida, sua mascote.  

A nova lei é considerada um avanço para a causa animal no Estado – Crédito: Liliane Moreira

Na ocasião, o prefeito Igor Normando e o governador do Pará, Helder Barbalho, colocaram o selo “Pet Friendly” no Palácio do Governo, que se tornou, então, o primeiro prédio do Estado a recebê-lo. A partir de agora, estabelecimentos públicos e privados também poderão ser contemplados, desde que permitam o acesso de cães e gatos nas dependências. “Igor, essa causa dos animais é tua, tu és identificado pela sociedade paraense como defensor dos animais e agora como prefeito não é diferente disso, continua firmemente esse trabalho”, destacou a vice-governadora Hana Ghassan. 

A lei agora sancionada foi proposta pelo deputado Gustavo Seffer (PSD), que também esteve presente ao ato. O governador Helder Barbalho disse que o ato marca um novo momento para a sociedade paraense, estimulando comerciantes e empreendedores a se adequarem às novas exigências do público. “Eu festejo que a Assembleia Legislativa do Estado tenha apoiado esta proposição. E hoje nós estamos aqui simbolicamente reunidos para anunciar e divulgar. Para que esta lei se torne efetiva, no entanto, se faz necessária a adesão dos ambientes, para que eles estejam adaptados a isto. Cumprimento o prefeito Igor e faço justiça a ele, pois foi o Igor, como agente público, o primeiro a defender esta causa, não desmerecendo outros que também fizeram disto uma bandeira parlamentar, uma bandeira política, mas o Igor foi o primeiro a defendê-la, lá atrás, quando defender pet ainda gerava, muitas das vezes, piada e preconceito. Mas Igor, com uma visão de vanguarda, foi o primeiro”, observou o governador do Pará. 

O prefeito Igor Normando assinou a lei, ao lado do governador Helder Barbalho – Crédito: Liliane Moreira

Texto: Elck Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar