Julho das Pretas oferta serviços de atendimento médico e emissão de documentos

A primeira edição do evento "Julho das Pretas" está sendo um momento de ressignificação. "Esse é o momento de exaltar a mulher negra, de fazer com que nós sejamos reconhecidas como pessoas que têm a possibilidade de fazer novas coisas. O Julho das Pretas é para conseguir inserir a mulher negra nessa nova dinâmica da sociedade e fazer uma Belém que tenha a cara dessas mulheres'', afirma Arielly Jorge, assessora da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel).

O evento realizado no Memorial dos Povos, até esta sexta-feira, 3, conta com vários serviços de forma gratuita: emissão de documentos, atendimento médico, além de uma feira de materiais produzidos pelas próprias mulheres.

Atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por exemplo, realiza testes de HIV, sífilis, hepatite, além de exames de PCCU e verificação de pressão arterial e glicemia.

A dona de casa Regina Costa fez a medição da pressão e aprovou a iniciativa. "Eu achei ótimo, porque muitas pessoas, às vezes, têm compormissos e não têm tempo de esperar em uma unidade de saúde e esse serviço aqui é muito importante. Vir em um espaço desse e ver que temos acesso e atendimento rápido e bem feito, é muito bom", agradeceu.

A iniciativa é para proporcionar assistência para a população, como afirma o coordenador da Atenção Básica da Sesma, Camilo Almeida. ''Nós, como atenção básica e política pública de saúde, temos que ofertar assistência para a população negra. A partir dessa iniciativa da Combel em parceria com a Sesma, nós optamos por trazer alguns serviços para a população no evento''.

A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) também marcou presença no Julho das Pretas, oferecendo atedimento e encaminhamento, destaca a assistente social, Cristina Santos.''Nós estamos fazendo atendimento das pessoas que vêm aqui. Se identificarmos alguma coisa fora do padrão, vamos fazer o encaminhamento para o agendamento na fundação Hemopa para fazer exames mais aprofundados e chegar ao diagnóstico'', explicou.

Emissão de documentos

Mais de 100 pessoas terão a possiblidade de ter acesso a serviços de emissão de documentos como RG, CPF e certidão de nascimento e óbito, até às 17h. O técnico da Defensoria Pública, Paulo Lhamas, explica como funciona. ''Nós estamos marcando presença nesse evento para oferecer esses serviços para a população, pois é a função da Defensoria. Os interessados podem chegar aqui, pegar uma senha, aguardar o atendimento e fazer o cadastro com todas as informações necessárias para emitir o documento'', ressaltou.

A estudante Maria José Castro, moradora da Cabanagem, já garantiu o seu documento. Ela soube da ação através das redes socais. ''O atendimento aqui foi bem rápido e facicilitou bastante o acesso ao documento, até por conta da pandemia, que agora ficou díficil porque é tudo pela internet e tem que agendar. Quando eu vi a ação na internet, corri logo para aproveitar a oportunidade'', comentou.

Artesanato

No evento, o público poderá visitar uma feirinha de roupas, comidas e artesanato. Denillce Borges, é uma das nove artesãs que expõe seus produtos no local. ''Esse espaço para a exposição dos nossos trabalhos, que é uma geração de renda para esse momento difícil que nós estamos, é um momento maravilhoso e uma oportunidade perfeita. É uma forma de divulgar meu trabalho e conhecer outras pessoas'', declarou.

O Julho das Pretas faz alusão ao dia Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que se comemora no próximo domingo, 25 de julho. A data foi instituída no Brasil em 2 de junho de 2014, por meio da Lei Nº 12.987. O evento é realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) e Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant).

A programação ainda não acabou. O público terá a oportunidade de aproveitar serviços e ações culturas até a tarde de hoje, 23. Confira as atrações:

Julho das Pretas

23/07 (Sexta-feira)

14:15 – Fala das Secretarias, Coordenadorias, Movimentos Sociais e Prefeito
15:00 – Abertura da Exposição “Mulheres Negras e Ancestralidades: Nossas histórias vêm de longe”
15:45 – Roda de Afeto por Angélica Albuquerque + Mariana Raiol;
16:00 – Rock das Pretas – Ruth Costa, Jenni Velozo e Dabruxa Clã.
Local: Memorial do Povos, av. Gov. José Malcher, 257, bairro Nazaré.

Serviços até 17h

Emissão de documentos (RG, CPF, Certidão de nacismento e óbito)

Atendimento médico (testes de HIV, sífilis, hepatite e verificação de pressão arterial e glicemia)
Feirinha das Pretas

Texto: Lana Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar