Distritos administrativos de Belém e de Mosqueiro encerraram a etapa que reuniu delegados de bairros

"Estávamos acuados e sem poder recorrer a ninguém. Somos fiscalizadores e ninguém melhor que o morador para ajudar a prefeitura no desenvolvimento da cidade", desabafou a vendedora Lidiane Favacho, de 42 anos.

Moradora do bairro de São Brás, Lidiane foi eleita delegada no programa permanente de participação popular "Tá Selado!", que realizou a última plenária dos delegados nesta quinta-feira, 22, com o encontro dos Distritos Administrativos de Belém (Dabel) e de Mosqueiro ( Damos), que reuniram, respectivamente, 98 e 108 delegados de forma presencial e on-line.

Na próxima segunda-feira, 26, o programa de participação cidadã inicia a etapa das plenárias setoriais, onde serão debatidos temas específicos, como cultura, LGBTQI+, idosos, segurança e outros segmentos.

Os representantes do Dabel, que reúne os bairros da Batista Campos, Campina, Cidade Velha, Marco, Umarizal, Reduto, São Brás e Nazaré, participaram da plenária no ponto presencial montado na Escola Municipal Benvinda de França Messias, localizada na avenida José Bonifácio. O delegados apresentaram as propostas e puderam conhecer um pouco mais sobre o Plano Plurianual (PPA).

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues , abriu a plenária , de forma on-line, e ressaltou que a gestão municpal vai ouvir e respeitar a vontade da população. "O cidadão tem o direito de decidir, acompanhar e fiscalizar as obras e os serviços. O nosso povo tem sede de participação e o "Tá Selado!" está mostrando isso, com a participação de mais de 25 mil pessoas durante as plenárias dos bairros".

Morador do Marco, o técnico de segurança eletrônica Alonso Filho, de 40 anos, delegado eleito eleito pelo bairro, propôs a criação de uma unidade de saúde para o perímetro onde reside. De acordo com ele, a demanda surgiu após conversa com os moradores da travessa Humaitá.

"Aquela antiga Casa do Idoso, estamos solicitando que seja um ponto de apoio de saúde, uma unidade municipal. Terra firme já tem e Curió também, mas essa área do Marco não. Então estamos propondo isso", comentou.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar