Defesa Civil de Belém atende famílias vítimas de incêndio no Curió-Utinga

Uma casa foi completamente destruída pelo fogo e deixou uma pessoa ferida na tarde desta terça-feira, 20, na passagem Augusta, no bairro do Curió-Utinga. Seis pessoas, entre elas duas crianças, viviam na residência. Duas outras casas foram parcialmente afetadas pelas chamas. No total, 13 pessoas foram atingidas pelo incêndio.

Acionada pelo Centro Integrado de Operações (Ciop), a Comissão de Defesa Civil de Belém esteve no local, para realizar a vistoria técnica e dar início ao processo de assistência social aos atingidos. O relatório da Comissão é um dos requisitos para a inscrição nos programas de assistência social da prefeitura de Belém e do governo do Pará.

O fogo teria começado no único quarto da casa de madeira onde viviam quatro adultos e duas crianças. Foi uma delas, Davi, de cinco anos, que alertou a mãe sobre o incêndio. "Ele me falou que estava pegando fogo no quarto, mas eu nem acreditei. Quando percebemos a chama já estava alta. Minha mãe estava no banho e saiu correndo para me ajudar. Ela tentou jogar o colchão pela janela, mas acabou queimando as pernas", conta Jéssica Araújo, 27 anos. A mãe de Jéssica, Maria Deusa, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao hospital, para atendimento médico.

Solidariedade – Uma campanha para arrecadar doações para as famílias atingidas foi iniciada pela Defesa Civil de Belém. O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, eletrodomésticos, móveis e brinquedos para as crianças Davi e Valentina, de cinco e dois anos, respectivamente. Os donativos podem ser entregues na sede da Defesa Civil, localizada no prédio da Aldeia Cabana, na avenida Pedro Miranda, de 8h às 14h, de segunda à sexta-feira.

Prevenção:
A Defesa Civil de Belém orienta sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o início de incêndios:
>> Crianças jamais devem brincar com isqueiros ou fósforos.
>> Fique atento quando usar velas e jamais as deixe próximo de cortinas.
>> Nunca jogue pontas de cigarro na rua, sobretudo em terrenos abandonados. Além de poluir, a bituca pode causar grandes incêndios.
>> Jamais queime seu lixo. Qualquer descuido pode iniciar uma tragédia. Além disso, a queima de lixo plástico aumenta o risco de doenças cardíacas e agrava doenças respiratórias.
>> Em caso de emergência, ligue 190.

Texto: Aycha Nunes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar