Para garantir a saúde e o bem-estar dos animais e também dos seres humanos, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) oferta serviços importantes através do Centro de Controle Zoonoses (CCZ) e do Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia, que visam o cuidado com os pets na capital.
Uma das ações esperadas e que deve ser retomada em agosto é o “Castramóvel”. Um bloco cirúrgico ambulante e que vai atender à população em vários bairros da periferia de Belém. O serviço será gratuito e estará disponível aos tutores de animais de estimação residentes em Belém.
Para Bethânia David, chefe do CCZ, a castração de animais é importante porque contribui para que eles tenham uma vida mais saudável. Para ela o “Castramóvel” vai ajudar no controle populacional, evitando as zoonoses, que são as doenças transmissíveis dos animais ao ser humano. “Vai ser uma ação importante, que vai percorrer vários bairros de Belém, atendendo a população que mais precisa e que muitas vezes não consegue pagar uma clínica particular para promover a castração do seu animal. Será também uma ação de promoção não apenas da saúde e bem-estar do animal, como das pessoas também”, destaca.
Controle e combate a zoonoses
Além do Castramóvel, o CCZ também promove ações voltadas para a saúde pública no município, através do controle e combate as zoonoses. No órgão são desenvolvidos quatro programas de atendimento à população como a Raiva, Leishmaniose, Leptospirose e Esporotricose, e também atende ocorrências com animais peçonhentos (cobras, aranhas, escorpião, dentre outros) e animais sinantrópicos (ratos, caracóis e pombos) nas feiras, ruas e logradouros públicos. O CCZ também promove campanha de vacinação, microchipagem, além das feiras de adoção dos pets.
Outro serviço ofertado à população voltado para saúde animal é promovido no Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia. No espaço são promovidos atendimentos de baixa e média complexidade, como emergências, consultas veterinárias, cirurgias e exames de RX de tecnologia digital, ultrassom, hematologia, fornecimento de medicamentos, entre outros.
Hospital Veterinário aumenta equipe de atendimento
O hospital conta com 45 profissionais voltados para o atendimento aos animais. Neste ano de 2021 foram contratados mais 30 profissionais: oito veterinários, 16 auxiliares de veterinário, três técnicos em radiologia, além de um técnico de laboratório, biomédico e farmacêutico. Todos os veterinários têm pós-graduação. O hospital conta também com profissionais especializados em: radiologia e ultrassonografia, laboratório de diagnósticos, cirurgia ortopédica, anestesistas e cirurgia geral.
Quem já teve o seu animal de estimação atendido no espaço aprova o serviço oferecido pelo hospital veterinário. Esse é o caso de Ângela Lima, que levou o seu cachorro Zeus para ser atendido no espaço. “O Zeus estava com uma disfunção intestinal. Primeiro levei em um veterinário particular, mas o procedimento sairia muito caro. Foi então que lembrei do hospital veterinário e decidi levá-lo lá. Fomos muito bem atendidos e orientados de como deveríamos cuidar do Zeus. Fizemos a consulta, o exame, o procedimento e tudo mais por lá. Hoje, meu cachorro está bem e saudável, conta Ângela.
O Hospital Veterinário é vistoriado constantemente pelo Conselho de Medicina Veterinária. A última vistoria ocorreu dia 9 de julho, que resultou na emissão de um Certificado de Responsabilidade Técnica à unidade. Este documento garante a qualidade dos serviços prestados no atendimento aos pets no município de Belém. A direção do hospital aguarda, agora, a emissão do parecer técnico pelo mesmo Conselho.
Texto: Danielly Gomes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								