“Fico com orgulho quando entro na internet e vejo jovens afirmarem que são indígenas. Falam com orgulho e mostram amor pelas suas origens”. A frase do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, marcou a abertura da exposição "Belém – Mairi dos Povos", na tarde desta segunda-feira, 20, no Gabinete Municipal.
A exposição é promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), com o objetivo celebrar a presença de representantes dos povos indígenas no quadro de servidores da Prefeitura de Belém. “Ao mesmo tempo que valoriza os servidores, valoriza a história, recupera a importância da nossa ancestralidade indígena”, ressaltou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Etnias indígenas colaboram com a atual administração da Prefeitura de Belém
A exposição “Belém – Mairi dos Povos” conta com fotografias dos servidores municipais, frases de autoria deles e a etnia de cada um expostas em cartazes. Coordenadora Administrativa e Financeira da Ouvidoria Geral do Município de Belém (OGM), Aiyara Amana, da etnia Tupinambá, é uma homenageadas na exposição. “É uma satisfação estar sendo incluída no governo e trazer essa inovação ao funcionalismo público, que é a diversidade. É importante mostrar o protagonismo dos povos indígenas”, afirma.
Entre as etnias destacadas na exposição estão, Tupinambá, a Kambeba, Tembé e Xipaya. Durante a abertura da exposição a primeira mulher indígena a coordenar a OGM, Marcia Kambeba, destacou a luta dos povos indígenas nos dias atuais. “Os povos indígenas estão em um momento difícil. Nós nunca fomos tão violentados como agora, nossas aldeias estão sofrendo com invasões, nosso rios com mercúrio de garimpo, nossas terras saqueadas, nossos parentes assassinados. A realidade que temos na Amazônia atual não é das melhores”, desabafou.
A ideia da exposição surgiu em janeiro e faz parte de um projeto chamado “Semad em Movimento”, promovido pelo órgão de administração, que leva expressões culturais às secretarias do município. A titular da Semad, Jurandir Novaes explicou os próximos passos do programa.
“A exposição é itinerante, iniciou na Semad, agora está no gabinete e depois vai para a Secretaria de Educação (Semec) e Ouvidoria”, informa.
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								