Nesta sexta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) recebeu a equipe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, para conhecer o projeto Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) promovido pelo órgão internacional, que pretende criar ações integradas da saúde e educação em prol da educação infantil.
De acordo com a coordenadora do Unicef no Território Amazônico, Anyoli Sanabria López, a Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) é uma estratégia de assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias, para melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).
Prioridade – “Investir na primeira infância é uma das estratégias mais efetivas, para quebrar o ciclo intergeracional da pobreza e reduzir as desigualdades. A primeira infância deve ser prioridade nas agendas de governos, de forma a oferecer políticas e serviços que promovam o atendimento integral e integrado nessa fase da vida”, disse Anyoli Sanabria, ao destacar o alto retorno positivo, a longo prazo, que o investimento na primeira infância traz à sociedade.
O especialista em Saúde, HIV e Primeira Infância do Unicef na Amazônia, Antônio Carlos Cabral, apresentou as principais informações sobre a iniciativa UAPI e as estratégias para a área da saúde (UAPI-SUS) e para a educação infantil (UAPI-CMEI). Também foram apresentadas as diretrizes e o passo a passo desde a adesão até a certificação das unidades amigas da primeira infância.
Entre as principais ações estão: incentivar o trabalho intersetorial e integrado com UAPS (Unidades de Atenção Primária à Saúde) e CRAS (Centros de Referências da Assistência Social); realização de ciclos de auto avaliação utilizando os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, incluindo a participação de toda a comunidade escolar; estimular propostas pedagógica consolidadas, a partir do planejamento, acompanhamento e avaliação de forma sistemática e participativa; fortalecer a aprendizagem das crianças de 0 a 6 anos, por interações e brincadeiras, garantindo os direitos de aprendizagens e organizadas a partir dos campos de experiências como preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular; e outras.
Cada edição da iniciativa UAPI dura 18 meses, contanto desde o lançamento, adesão, capacitação, implementação e certificação.
No decorrer do encontro, coordenadoras da Educação Infantil, Saúde e Educação, e Educação do Campo, das Águas e das Florestas compartilharam um pouco do que a secretaria já vem realizando na rede de ensino municipal. Foram citados o projeto Direito de Ser Criança e Adolescente, a busca ativa escolar nas comunidades ribeirinhas e a vacinação dos profissionais de educação contra a Covid-19.
Ações – Ao final, a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, agradeceu a oportunidade de discutir a educação de forma integral e integrada com o Unicef, pontuando algumas ações da Semec. “Criamos a Coordenadoria Integrada de Saúde e Educação e fizemos um trabalho integrado no processo de vacinação dos professores. Depois da imunização completa em agosto, vamos realizar reuniões por territórios, começando por Mosqueiro, para apresentar as ações de vacinação e proteção da criança, que foi prejudicada durante a pandemia. Temos também atuado com ações de assistência com o Bora Belém, que prevê a busca ativa escolar, a renda mínima. Nós já estamos nessa perspectiva na política de planejamento do governo”.
Texto: Tábita Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								