Prefeitura investe na qualificação digital da Guarda Municipal

Com apoio do Instituto Gustavo Hessel e do Ministério das Telecomunicações, capacitação oferece 200 vagas. Iniciativa fortalece a modernização administrativa e o desenvolvimento profissional.

Crédito: Secom

O curso, que teve início em 17 de junho, oferece 200 vagas, das quais 168 foram preenchidas por servidores da Guarda Municipal e 32 abertas ao público geral.

A Prefeitura de Belém, em parceria com o Instituto Gustavo Hessel, do Ministério das Comunicações, está investindo na qualificação dos servidores da Guarda Municipal de Belém por meio do Curso de Informática Básica, realizado na sede da corporação, localizada na avenida Duque de Caxias, no bairro de Fátima. Há vagas destinadas à comunidade.

A iniciativa visa promover a inclusão digital de jovens, adultos e idosos por meio de cursos na área de informática, que garantem certificado e preparam os alunos para o mercado de trabalho ou para o uso da tecnologia no dia a dia, oferecendo parceria com a doação de computadores ao comando da Guarda Municipal.

Foram doados 40 computadores completos, 20 dos quais cedidos pelo Instituto Gustavo Hessel e os outros 20 pelo Ministério das Telecomunicações. Destes, 20 computadores serão utilizados para modernizar o aparato administrativo da Guarda, enquanto o restante apoia as ações de formação dos servidores.

O curso, que teve início em 17 de junho, oferece 200 vagas, das quais 168 foram preenchidas por servidores da Guarda Municipal e 32 abertas ao público geral. Com duração de 40 horas ao longo de dois meses, as aulas são realizadas em turmas distribuídas entre as terças, quartas, quintas e sextas-feiras, em horários pela manhã e à tarde, garantindo flexibilidade para os participantes.

Entre os conteúdos abordados estão: criação de gráficos e planilhas, classificação e filtros de dados, noções de backup e salvamento em nuvem, entre outros. Ao final, os alunos recebem certificado, que contribuirá para o desenvolvimento profissional e a melhoria no desempenho das funções.

Eliel Pnatoja, professor de informática do Instituto Gustavo Hessel

Eliel Pnatoja, professor de informática do Instituto Gustavo Hessel, que ministra o curso para os servidores, destaca a importância da capacitação: “Tinha alguns servidores com pouco tempo afastados de mexer no computador, e aí a gente vê essa empolgação neles de estar manuseando o computador, de estar aprendendo novamente, de se sentir útil de repente. Eles ficam muito alegres com essa experiência nova. Algo que antes parecia distante e que eles não queriam aprender, agora eles veem que é muito importante, principalmente para o mercado de trabalho atual, onde é essencial saber manusear um computador.”

Além dos servidores, o Instituto Gustavo Hessel também vai oferecer, a partir de agosto, o curso de informática básica para as 120 crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo projeto Anjo da Guarda. Os pais das crianças também poderão participar do curso.

O curso tem como objetivo promover a inclusão digital e o desenvolvimento de competências básicas em informática entre as crianças atendidas pelo projeto Anjos da Guarda e seus familiares. A iniciativa busca ampliar o acesso ao conhecimento tecnológico, contribuindo para a formação educacional, a cidadania digital e a preparação para futuras oportunidades no mercado de trabalho.

O projeto Anjos da Guarda, da Prefeitura de Belém, é uma iniciativa socioeducativa da Guarda Municipal de Belém que oferece atividades gratuitas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no bairro do Tapanã. O projeto promove o desenvolvimento e a inclusão social dos participantes por meio de atividades que estimulam a cidadania, a cultura, o esporte e a prevenção de riscos.

Veja também

Pesquisar