Escola Municipal de Educação Infantil de Cotijuba recebe novo mobiliário para o retorno das aulas

Com a proposta de ter escolas bem cuidadas e equipadas, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Departamento de Materiais (DERM), fez a entrega de novo mobiliário à Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cotijuba. A ação faz parte do plano de retorno das aulas. Mais de 150 crianças de 1 a 5 anos de idade são atendidas na unidade educativa localizada na Ilha de Cotijuba, pertencente ao distrito de Outeiro.

Entre os materiais entregues estão quatro estantes em aço, cinco armários de aço, seis ventiladores de parede, seis ventiladores de teto, dois quadros brancos, dois quadros de avisos, um liquidificador industrial, fogão de cozinha, cadeiras e mesas para escritório. Um investimento de R$ 9.698,90.

A EME Cotijuba foi inaugurada em 2016, com o objetivo de promover o bem-estar e o desenvolvimento físico, motor, intelectual, social, além de aguçar o interesse das crianças pela apropriação do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade em que estão inseridas. De acordo com o diretor da unidade, Fernando Teixeira, a entrega do novo mobiliário representa muito, tanto para os educadores da escola quanto para oferecer um melhor atendimento às crianças.

“Hoje é um prazer pra EMEI Cotijuba receber equipamentos novos, que vão dar mais qualidade de vida e condições para as crianças. O prefeito Edmilson Rodrigues olha e tem uma outra visão para este espaço, ou seja, ele começa a equipar as escolas, preparando-as para o retorno em setembro”, conta Fernando Teixeira, diretor da unidade. Ele também ressalta que dentro do projeto político pedagógico da escola estão previstos projetos de cursos de geração de renda, voltados para comunidade escolar e com objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Retorno – As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Belém estão previstas para retornar no dia 1° de setembro, de forma gradual e em escala, após a imunização completa dos profissionais da educação, agendada para 19 de agosto. Inicialmente, a educação infantil retornará no dia 1º de setembro; o ensino fundamental no dia 8; e a educação de jovens, adultos e idosos (Ejai) no dia 13, com os alunos distribuídos em grupos e por turnos, em dias intercalados da semana.

Neste mês de julho, as escolas estão sendo preparadas para receber os alunos, com a higienização completa dos espaços, obras em várias unidades e o estabelecimento de protocolos de biossegurança contra a covid-19.

Cotijuba – Distante 45 minutos de Belém, a Ilha de Corijuba foi instituída como Área de Proteção Ambiental (APA) no ano de 1990. Cotijuba é rica em construções históricas, preservadas como patrimônio histórico.

A economia local é baseada no extrativismo animal, especificamente da pesca, da agricultura de subsistência, ou seja, para o consumo familiar. A fruticultura, o plantio da seringueira também é um dos destaques da ilha. Por fim, o turismo, uma vez que Cotijuba está entre os locais mais procurado pelo veranistas, durante os feriados e as férias escolares.

Texto: Tábita Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar