Mais de 150 pacientes que esperavam há meses, em alguns casos, há anos, por uma consulta com especialista foram atendidos na noite da desta sexta-feira (27), durante a 6ª edição do Viradão da Saúde, realizada na Usina da Paz Jurunas/Condor. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), e nesta edição ofertou consultas em cirurgia geral, oftalmologia e urologia, além de exames e encaminhamentos para continuidade de tratamento.
A ação é parte da estratégia da atual gestão municipal para enfrentar a histórica fila de espera por atendimentos especializados na capital paraense. Desde o lançamento do projeto, em janeiro deste ano, já foram atendidas mais de 2 mil pessoas, em edições anteriores realizadas nos bairros do Bengui, Icoaraci, Tapanã, Outeiro e Cabanagem — o que representa uma redução de mais de 50% nas filas dessas especialidades nas regiões atendidas.
Alívio e dignidade para quem esperava há anos
Os atendimentos são voltados para pacientes previamente agendados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com base em triagem feita pela regulação municipal. Para muitas pessoas, o Viradão representa a retomada de um cuidado há muito tempo interrompido.
Crédito: Alexandre Cunha/Ascom Sesma

É o caso de Janildo de Jesus, de 57 anos, morador da Condor, que aguardava por uma consulta com o urologista.
“Tudo muito bem organizado. Saí com o encaminhamento para fazer exames e, se Deus quiser, agora vou conseguir seguir com meu tratamento direitinho”, comemorou.
Crédito: Alexandre Cunha/Ascom Sesma

O aposentado Juarez Gonçalves, de 65 anos, também morador da Condor, finalmente conseguiu ser atendido por um oftalmologista.
“O médico me examinou com calma e já pediu os exames que preciso. Achei que não ia conseguir mais essa consulta, mas hoje tive essa bênção. O Viradão é uma ótima ideia, porque facilita muito pra gente conseguir atendimento médico”, disse.
Saúde que chega mais perto de quem precisa
O secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, acompanhou os atendimentos e destacou que o Viradão da Saúde é uma das estratégias fundamentais para acelerar o acesso aos serviços especializados.
“Muitos desses pacientes estavam há anos aguardando uma consulta. O Viradão é a resposta que estamos dando, com a parceria do Governo do Estado, levando atendimento direto aos territórios e à população que mais precisa”, explicou o secretário.
Nina também ressaltou que esta edição do Viradão teve um simbolismo especial, por ter sido realizada no mesmo dia em que estreou o Projeto Acelerador de Especialidades, com atendimentos em dermatologia e neurologia realizados pela manhã, na UEPA.
“Somando o Acelerador de Especialidades ao Viradão, mostramos que, mesmo no processo de reestruturação da rede municipal de saúde, seguimos firmes no compromisso de cuidar da nossa gente com agilidade, qualidade e dignidade”, completou.
Próximas edições já estão previstas

A Sesma continuará promovendo novas edições do Viradão da Saúde em diferentes bairros da capital, priorizando especialidades com maior demanda reprimida. O objetivo é seguir descentralizando o acesso à saúde especializada, promovendo mais equidade e atenção integral à população de Belém.