Prefeitura atua de forma emergencial em pontos críticos de alagamento

Chuva forte castigou a capital nesta quarta-feira (2). Prefeitura adotou medidas emergenciais para combater alagamentos e limpar a cidade.

Crédito: Jader Paes

Limpeza no Canal da 14 de Março

Mais de 200 funcionários de limpeza urbana estão nas ruas da capital paraense para fazer a limpeza e desobstrução de canais e o hidrojateamento de galerias de chuva. De forma emergencial, depois da chuva intensa que caiu na última quarta (2), a Prefeitura de Belém aumentou o número de profissionais da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) que atendem a estas demandas.

“A Prefeitura de Belém tem atuado de forma intensiva em diversos pontos da cidade para minimizar os impactos das fortes chuvas e combater os alagamentos. Estamos focados em ações emergenciais e estruturantes, com um grande esforço concentrado de limpeza e desobstrução da rede de drenagem”, explica Fernando Camarinha, secretário-executivo de Drenagem Urbana da Sezel.

Crédito: Jader Paes

Fernando Camarinha, da Sezel, vistoriou os pontos de limpeza nesta quinta-feira

Atualmente, a Prefeitura conta com 6 equipes de hidrojateamento com  5 pessoas cada, atuando na desobstrução profunda de tubulações; 5 equipes de limpeza manual de bocas de lobo e poços de visita, cada uma com 10 trabalhadores, que realizam o serviço preventivo nas áreas mais críticas; e 3 equipes de limpeza de canais compostas por 15 pessoas cada, atuando diretamente nos principais canais da cidade.

Um problema que agrava a situação de enchentes na cidade é o descarte irregular de lixo e entulho em vias públicas. Para tentar mitigar o impacto desse descarte, a Sezel intensificou a interlocução com a concessionária de limpeza pública, visando o aumento da limpeza em áreas críticas e  a retirada de entulhos e resíduos domésticos na cidade. O setor de Educação Ambiental da Sezel tem prestado apoio aos funcionários no intuito de evitar que a população volte a jogar lixo após as limpezas.

“Vamos seguir e potencializar a desobstrução de bueiros com hidrojato e limpeza das valas, com a Ciclus. Estamos potencializando o trabalho em parceria com a Saúde Municipal e a Defesa Civil para atender os locais que alagaram”, afirma Cleiton Chaves, titular da Sezel. 

Crédito: Jader Paes

Wilson Neto, da Sezel, este presente na limpeza no Canal da Quintino

“O plano de ação emergencial tem duração prevista de 30 dias e já avançou significativamente durante o mês de junho. Em julho, seguiremos com as equipes nas ruas, reforçando os serviços diariamente. A meta é manter esse ritmo até resolvermos os principais pontos de alagamento e melhorarmos o escoamento da água em Belém”, completa Fernando Camarinha.

A contribuição da população é fundamental para o sucesso da redução dos pontos de alagamento, avalia Wilson Neto, secretário-executivo da Sezel. “O prefeito Igor Normando vem cobrando muito que precisa haver um trabalho tanto da população quanto da prefeitura. O munícipe precisa saber o dia e a hora que o carro de lixo passa o dia na sua rua, evitar os pontos de descarte irregular de lixo, descarte irregular de entulho. Isso acaba contribuindo em muito para os alagamentos na nossa cidade e a prefeitura faz o seu trabalho diariamente, mas é preciso da colaboração de todos”, diz.

Áreas com serviços de limpeza de bueiros e galerias nesta quinta-feira (3):

– Travessa Quintino Bocaiúva com rua dos Pariquis 

– Travessa João Balbi com travessa Almirante Wandenkolk 

– Avenida Alcindo Cacela entre rua dos Mundurucus e rua dos Pariquis 

– Avenida Perimetral com rua 27 de Setembro 

– Travessa Fernando Guilhon com rua Carlos de Carvalho 

– Travessa Quintino Bocaiúva com travessa Fernando Guilhon

– Avenida Duque de Caxias com travessa Timbó

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar