Campanha nacional é lançada com o objetivo de levar informações sobre a prevenção contra a Covid-19

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou na manhã desta sexta-feira, 2, do lançamento da Campanha Informar, Prevenir e Salvar, promovida pela Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) e pelo Observatório Covid-19/BR, com o apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e do Consórcio Conectar. O lançamento da campanha foi feito de forma on-line, com transmissão via YouTube. O objetivo da ação é melhorar a percepção da população a respeito do protocolo de prevenção contra a Covid-19, levando informações de qualidade à população.

A campanha é baseada em um triângulo de prevenção: o uso de máscara, renovação de ar em ambiente fechado e distanciamento social. Durante a transmissão, o físico Vitor Mori, do Observatório Covid-19, um grupo independente de pesquisadores que acompanham a pandemia, chamou atenção para novas informações que surgiram, após estudos detalhados sobre a transmissão do vírus.

"Evidências sobre a transmissão, que no início da pandemia eram colocadas, hoje em dia, depois de estudadas, vimos que não era assim. Por exemplo, a ventilação em locais fechados é um dos principais fatores para combater a propagação do vírus em alguns ambientes. Abrir janelas, portas e deixar o ar circula em alguns ambientes evita a propagação”, explicou.

Preveção correta – Todo o material da ação, como artes de cartazes, folders, cartilhas, ficará disponível no site Corona Cidades, e poderá ser usado por todos os municípios de forma conjunta. O prefeito Edmilson Rodrigues elogiou a iniciativa de trabalhar uma divulgação educativa, sincronizada e atual. "Essa iniciativa é de uma potência muito grande, pois vamos incentivar a prevenção correta. As pessoas querem informação e necessitam dela para se proteger".

O gestor municipal aproveitou para lembrar o trabalho que vem sendo realizado em Belém para combater a pandemia. "Montamos clínicas de campanha em Belém, que foram essenciais para evitar uma segunda onda pior. Felizmente, conseguimos criar uma parceria com o Governo do Estado, o que ajudou nas fiscalizações, e estamos avançando na vacinação”, concluiu.

Agentes – Outro ponto destacado durante a transmissão foi a importância dos Agentes Comunitarios de Saúde (ACS) na campanha. Atualmente, no Brasil , segundo dados do Observatório Covid-19/BR, mais de 300 mil agentes comunitários de saúde atuam no país.

Para Gabriela Lotta, pesquisadora em administração pública, utilizar os ACS na estratégia de comunicação é de extrema importância para a campanha. “Eles são fundamentais, pois é uma pandemia com transmissão comunitária. Os agentes sabem de tudo que acontece no território e são primordiais para passar isso a frente. Mas lembrando que eles precisam ser ajudados , valorizados e apoiados", comentou.

Também participaram do lançamento a prefeita da cidade de Palma, capital do estado de Tocantins, Cinthia Ribeiro, o prefeito da cidade de Campinas, Dário Saadim, e Ricardo Horta, mediador do encontro.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar