Durante todo o mês de junho, os servidores dos diversos órgãos vinculados à Prefeitura de Belém, estiveram na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), para realizar a doação voluntária de sangue, através da Gincana “Instituição Cidadã – Todos doando sangue”. Nesta quarta-feira, 30, foi a vez da Secretaria Municipal de Economia (Secon) participar da mobilização, que também faz parte da campanha Junho Vermelho.
“Doar sangue é um gesto simples e rápido, fiquei feliz que nossos servidores internalizaram a causa e vieram ao Hemopa contribuir com a doação de sangue”, destacou o Secretário Municipal de Economia, Apolônio Brasileiro, que também aproveitou a campanha para ser um dos voluntários pela Secon.
Esta foi a primeira vez que a servidora do Departamento de Feiras e Mercados da Secon, Conceição Caldas, fez doação de sangue. “Nunca tinha doado sangue por achar que não poderia, por isso, foi muito bom ter obtido as informações corretas e o apoio da PMB, que também nos deu o suporte para chegar até aqui”, disse a funcionária.
Quem pode ser um doador
O médico do setor de triagem do Hemopa, Marden Cravo de Oliveira, explica as principais condições para doar sangue, entre elas, ter idade entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. “É preciso ainda estar em boas condições de saúde e evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas”, explicou o médico.
Quem não pode
“Na triagem serão feitas diversas perguntas específicas, que vão variar de caso para caso, algo interessante é que quem fez maquiagem definitiva ou tatuagem em menos de um ano, não está apto para doar”, destacou o médico do Hemopa. Além disso, estão impedidas de doar, pessoas gripadas ou com processo alérgico, que inclua tosse e coriza, mulheres em período menstrual, ter pego hepatite após os 11 anos de idade e ter realizado endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses.
Para quem se vacinou contra Covid-19 ou H1N1
Para a doação de sangue, o voluntário deve esperar pelo menos sete dias após a vacinação contra a Covid-19, “exceto para quem se vacinou com a Coronavac, que bastam 48h da aplicação da vacina para doar sangue”, observou o médico.
Quem se vacinou contra a gripe H1N1 também deve esperar 48h para a doação.
Locais de doação de sangue em Belém
Sede do Hemopa, localizada na travessa Padre Eutíquio, 2109. Horários de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h. Além dos Postos de coletas de sangue, no Shopping Pátio Belém, bairro Batista Campos; e Castanheira Shopping, bairro Entroncamento.
Texto: Roberta Corrêa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								