O bairro do Curió-Utinga recebe, neste mês de julho, um conjunto de ações de zeladoria urbana promovidas pela Prefeitura de Belém, voltadas à requalificação do canteiro da avenida João Paulo II, por onde passa a rede adutora da Cosanpa, próximo da passagem Gaspar Dutra.
Além da limpeza, iniciada na última sexta-feira (11), a prefeitura vai aplicar o conceito de urbanismo tático, que transforma áreas por meio de paisagismo e requalificação urbana, em um ponto crítico de descarte irregular, às margens da João Paulo II.

Nesta segunda-feira (14) o prefeito Igor Normando acompanhou a realização dos trabalhos. “Já retiramos 15 toneladas de lixo deste local e seguimos com um trabalho ostensivo. Vamos plantar 150 mudas para transformar essa área, que era um lixão a céu aberto, em um jardim, como já foi feito em outras ocasiões aqui no Curió”, destacou o gestor municipal.
A limpeza e a fiscalização são conduzidas pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel). Há cerca de dois anos a área da adutora não recebia serviços de limpeza pública de forma abrangente.

Um ferro-velho instalado irregularmente no local foi embargado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) por falta de licença ambiental e descarte inadequado de resíduos. “Retiramos os resíduos e agora vamos construir uma pracinha, garantindo melhores condições de trabalho para os ambulantes, além de um novo espaço de lazer para os moradores do Curió”, afirmou o prefeito.
Crédito: Jader Paes

A intenção, após a limpeza e revitalização, é realocar os comerciantes regularizados que ocupavam áreas ao longo da adutora para a praça que será construída no local. O projeto de urbanismo tático é fruto da parceria entre a Sezel e a Semma, e tem como objetivo transformar pontos de descarte irregular por meio de paisagismo e requalificação urbana.


“Já mapeamos os pontos críticos e vamos implementar áreas verdes, paisagismo e ações de conscientização para que a população ajude a preservar os espaços revitalizados”, explicou Juliana Nobre, secretária municipal de Meio Ambiente. Segundo ela, o projeto também contribui no enfrentamento às mudanças climáticas. “O descarte irregular de resíduos contribui para a emissão de gases de efeito estufa. Com essas intervenções, ganhamos em qualidade ambiental e ampliamos nossas áreas verdes”, completou.
O secretário Cleiton Chaves, titular da Sezel, reforça que o trabalho precisa da colaboração da comunidade. “Mais importante que o serviço que estamos realizando é a conscientização da população sobre o descarte correto de lixo. O descarte irregular entope bueiros, provoca alagamentos e afeta a saúde pública. Estamos fazendo a nossa parte, por determinação do prefeito Igor Normando, mas precisamos da parceria dos moradores”, ressaltou.

Além da revitalização dos canteiros, a Sezel realizou a lavagem com jato de alta pressão de bueiros da passagem Cosme e Damião. A medida contribui para garantir o escoamento das águas pluviais e ajuda a reduzir os alagamentos.
Moradora há 21 anos do Curió, a autônoma Nélia Pereira aprovou a iniciativa. “A situação estava precária. Já fizeram um serviço há alguns dias e melhorou. Com esse de hoje, a tendência é resolver. Se todos os prefeitos fizessem alguma coisa, a cidade não estaria tão ruim assim”, afirmou.
Crédito: Jader Paes

Crédito: Jader Paes

Crédito: Jader Paes
