Projetos destinados às mulheres, economia criativa, cultura LBTQI+, museus e arquivos e inclusão digital foram apresentados e debatidos no sexto dia de plenárias por segmentos do Tá Selado!, o Fórum Permanente de Participação Cidadã, onde a população contribui com propostas para a gestão de Belém.
O encontro virtual ocorreu nesta quinta-feira, 24, com a participação de representantes dos segmentos, que acompanharam o desenvolvimento dos projetos apresentados, na perspectiva de construir uma cidade igualitária e justa.
Na abertura das plenárias, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressaltou que "o Tá Selado é muito mais amplo, mais do que discutir asfalto, é pensar uma cidade justa, respeitosa, igualitária e feliz".
O programa de participação cidadã iniciou no dia 24 maio deste ano, com a mobilização de moradores de 72 bairros de Belém participando com avaliação e apresentação das propostas de melhorias de moradia e de outras áreas da sociedade, com o intuito de construir um plano de gestão municipal de uma forma mais ampla.
As plenárias por segmentos encerram no dia 30 de junho e, até esta data, serão escutados representantes das áreas dos: pontos de cultura, cultura afro-brasileira, culturas tradicionais e originárias, dança, audiovisual, artes visuais, cultura hip-hop, música, produtoras, trabalhadores e servidores da cultura, teatro e circo, cultura alimentar; artes digitais, patrimônio imaterial.
As plenárias por segmentos continuam nesta sexta-feira, 25, a partir das 19h, com as áreas de: pontos de cultura, cultura afro-brasileira, culturas tradicionais e originárias e dança.
Plenárias de bairros – No período de 24 a 16 a Prefeitura de Belém realizou o debate de propostas nos bairros 72 bairros de Belém. Entre as principais demandas elencadas pelos moradores foram saneamento básico, saúde educação e políticas públicas para juventude.
Para Jane Cabral, membro da organização do Tá Selado!, a participação dos moradores surpreendeu, sobretudo no momento que o mundo vive num cenário pandêmico.
"A gente tinha a preocupação se iríamos alcançar o público que a queríamos. Por isso, ficamos surpresos, porque de fato o povo está participando. Na primeira etapa, com as plenárias por bairros, nós contamos com a participação de 7.447 pessoas. Com isso, percebemos que povo querendo falar e, mais que isso, ser ouvido", disse Jane.
Acompanhe o calendário de Plenárias de por Segmentos ou apresente a proposta para Belém na plataforma do Tá Selado:
https://decide.belem.pa.gov.br/?locale=pt
Acompanhe as redes sociais do Tá Selado:
• Instagram: @taseladooficial (https://instagram.com/taseladooficial?utm_medium=copy_link)
• facebook/oficialtaselado
(https://www.facebook.com/oficialtaselado/)
• twitter/taseladooficial 
(https://twitter.com/taseladooficial?s=09)
Texto: Joyce Assunção
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								