A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), participou da I Semana do Clima da Amazônia, realizada na última quinta-feira, 17, no Instituto Tecnológico Vale. Desde o início do ano, a atual gestão municipal tem se comprometido com ações que contribuem para a expansão do cenário verde na capital da Amazônia.
Iniciativas de requalificação urbana do projeto de Urbanismo Tático, o programa Belém Verde e os canteiros verdes, além do levantamento do inventário arbóreo da cidade, feito em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) para mapear com mais precisão as áreas verdes da capital, foram alguns dos assuntos apresentados durante pela secretária da Semma, Juliana Nobre, no painel “O Papel das Florestas no Combate à Crise Climática“.
“Mostramos o que Belém já tem de iniciativas com base em tudo o que temos realizado no que tange às áreas verdes do município, em especial o programa Belém Verde, que está em andamento desde o início do ano para aumentar o índice de arborização na cidade. Importante destacar também as ações de Educação Ambiental nas praias e de que forma está sendo levando para as escolas e para toda a comunidade”, antecipa Juliana Nobre.
Crédito: Jader Paes

Um dos pontos ressaltados pela secretária foi a atuação conjunta entre a Semma e a Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), com ações do projeto de urbanismo tático que transformam áreas críticas de descarte irregular em espaços verdes. No bairro Curió‑Utinga, por exemplo, as equipes retiraram aproximadamente 15 toneladas de lixo, requalificaram canteiros na avenida João Paulo II e plantaram cerca de 150 mudas, mostrando o impacto positivo da integração entre as secretarias.
Também foi destacada a importância da educação ambiental nas praias, como parte das ações desenvolvidas pela Semma durante o verão amazônico. A iniciativa busca sensibilizar a população e promover o cuidado com os espaços naturais, principalmente nas áreas de balneário, por meio de campanhas educativas e mobilização comunitária.
Crédito: Jader Paes

Também foram apresentados resultados de iniciativas da atual gestão, a exemplo do programa Belém Verde, que já plantou mais de 7 mil mudas de espécies nativas em toda Belém, cuja meta é alcançar 10 mil até o fim de 2025.
Na área da educação ambiental, foram apresentados três projetos: o Calendário Ambiental, que trata de temas ecológicos ao longo do ano; o Jardim Botânico vai à Escola, que leva fauna e flora amazônicas para as salas de aula; e o Embaixador Ambiental, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), que capacita estudantes como multiplicadores ambientais.
Crédito: Jader Paes

Crédito: Jader Paes

Crédito: Jader Paes
