Começou nesta sexta-feira, 18, a 1° Semana da Enfermagem Samu 192 – Belém, promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O evento, que segue até o domingo, 20, busca valorizar os servidores que se dedicam ao serviço de urgência e propõe uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão, a fim de melhorar fluxos e o atendimento à população.
Na abertura da programação os participantes receberam a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses.
Os servidores mais antigos do Samu foram homenageados e em seguida ocorreu a inauguração do espaço Aloha, em memória aos servidores que morreram ao longo da pandemia.
“Nos próximos dois dias teremos vários estandes, que vão mostrar como é a realidade do Samu e o trabalho que desenvolvemos no dia a dia com a população, como a ambulancha, que atende às populações ribeirinhas das 39 ilhas de Belém”, conta o coordenador geral do Samu, Manoel Paixão.
Atualmente, o Samu Belém conta com 497 servidores, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Muitos desses profissionais atuam no serviço de emergência desde 1994, quando o serviço foi implantando na capital paraense.
É o caso do médico Guataçara Gabriel, um dos idealizadores do Samu, que hoje é coordenador do Núcleo de Educação Permanente do órgão e foi um dos homenageados nesta programação.
“Os desamores do mundo estão acabando com a retribuição do carinho e do amor. Quando a gente vê que as pessoas mostram que a gente foi importante para alguma coisa, a gente se sente muito lisonjeado. Eu não faço nada além da minha obrigação, mas é muito bom ter esse reconhecimento”, conta o médico emocionado.
Maria de Lima é a técnica de enfermagem mais antiga do Samu. Trabalha no serviço de emergência desde que ele começou e também foi homenageada. "Não tenho nem palavras para explicar o que eu senti ao ser homenageada. O que posso dizer é que o amor a esse trabalho é o que me faz continuar, porque pela minha idade talvez eu não precisasse estar mais aqui", contou a profissional do Samu, que aos 71 anos trocou o atendimento na rua pelo setor de esterilização.
Para a idealizadora do evento e coordenadora de Enfermagem do Samu, Elielma Amorim, a semana de enfermagem é um momento também de aproximar os servidores.
“Hoje as nossas bases são descentralizadas e com essa pandemia nós estamos há mais de dois anos sem nos encontrar. A gente vai para a base, termina o plantão e vai embora para casa. Então, esse evento acaba sendo um resgate e é até emocionante a gente conseguir se reunir”, explica.
Na ocasião, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem relembraram dos amigos que morreram nos últimos anos ao colocarem várias mudas no espaço Aloha – A cura está em você. Elas representam cada um que partiu. Uma homenagem àqueles que fizeram e sempre farão parte da história do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A 1° Semana da Enfermagem Samu 192 – Belém continua neste sábado, 19, e domingo, 20. Confira:
Sábado (19/06):
De 8h às 14h
Exposição dos estandes:
1. Ambulancha
2. Motolância;
3. Unidade de Suporte Avançado (USA);
4. Unidade de Suporte Básico (USB);
5. Serviço de Saúde do Trabalhador (SST);
6. Regulação Médica (REG)
7. Residentes da Santa Casa com Emergências Obstétricas;
8. Residência do HMUE com Porta de Entrada das Urgências;
9. Núcleo de Educação Permanente (projetos: Socorrista Jr e Vovô Socorrista).
Domingo (20/06):
9h – Simulação Realística de Atendimento Pré-hospitalar na ala 09 da Base Aérea
Texto: Juliana Brito
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								