A Secretaria Municipal de Saúde(Sesma), através da Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos, promove todos os meses palestras sobre manipulação de alimentos. Nesta sexta-feira, 18, os participantes selecionados foram 20 pessoas em situação de rua, que estão vivendo em dois abrigos da capital paraense, Jarbas Passarinho e Dom Pedro II.
A psicóloga da Sesma, Larissa Medeiros, explica que a palestra para este público específico foi planejada como uma forma de ajudá-los na independência financeira. Ela ressalta, que as pessoas acolhidas nos abrigos municipais só podem permanecer no local por um período específico.
“Como a maioria do grupo já trabalhou no ramo de alimentação pensamos em passar informações que possam ser úteis em um próximo emprego ou até se eles montarem uma barraquinha para vender comida. Além das informações, emitimos um certificado que permite que eles trabalhem com manipulação de alimentos”, informa.
Na palestra de capacitação, o grupo aprendeu sobre: Boas Práticas de Higiene e Fabricação, Higiene Pessoal, Higiene Ambiental e Higiene Operacional.
Dionísia Rodrigues, 36 anos, foi uma das participantes da capacitação. “Adorei. Descobri coisas que não sabia, como obedecer às informações de rotulagem de produtos; que precisa de um certificado para poder manipular alimentos. Estou feliz com a oportunidade que a Sesma está nos dando. O que mais quero é voltar a trabalhar com comida e quem sabe até montar meu próprio negócio”, afirma.
Dionísia teve uma vida difícil, morou durante 12 anos na rua, acabou dependente química e pediu ajuda para a equipe do Consultório de Rua, que conseguiu uma vaga no abrigo municipal. “Assim que sair do abrigo é vida nova. Só penso em trabalhar, ganhar meu dinheiro e alugar um cantinho para viver em paz", assegura.
Texto: Carolina Boução
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								