Sesma ultrapassa meta e vacina mais de 40 mil pessoas em um único dia

Mais de 40 mil pessoas foram vacinadas em Belém nesta quinta-feira, 17, quando receberam a primeira dose da vacina anticovid as pessoas nascidas de 1962 a 1973. A secretaria, mais uma vez, ultrapassou a meta estabelecida para o dia, que era de aplicar 40 mil doses do imunizante.

Para garantir o bom andamento da vacinação a Sesma ampliou os pontos de vacinação na capital paraense. Só esta semana nove novos pontos foram abertos. São eles: Casa de Plácido, Estação das Docas, Colégio do Carmo, Castanheira Shopping, Embarcação Aviso Auxiliar Breves, Shopping Pátio Belém, Centro de Ciências Sociais e Educação da Uepa, Faculdade Cosmopolita e Escola Rosalina Cruz.

Com isso a população tem à disposição 26 locais em diferentes bairros, para se proteger contra a covid-19. A professora Sílvia Mota, de 49 anos, foi até a Estação das Docas. Na ocasião ela lembrou das dificuldades financeiras que enfrentou neste período, mas na esperança de dias melhores. "Eu perdi o trabalho que eu tinha nessa pandemia, estou dando aula particular em casa para conseguir manter a renda. Então receber a vacina hoje dá a sensação de alívio, de que tudo vai começar a se normalizar", falou.

Neci Evangelista é copeira, tem 51 anos e também foi vacinada. Depois de enfrentar 14 dias de internação do filho, que teve a forma grave da covid-19, ela estava feliz em poder ser imunizada. "Agradeço muito a Deus por essa vacina e que ela chegue a todos. Eu estou muito feliz de pensar que vou poder andar pela cidade, sair para os lugares".

No Colégio do Carmo a movimentação foi intensa, mas fluiu com tranquilidade. "Foi ótimo, a fila andou rápido, não teve bagunça, muito bom", contou Sandra Nascimento, de 55 anos, depois de ser vacinada.

Para garantir a vacinação de mais de 40 mil pessoas, a secretaria contou com o apoio de pessoas como a Silvana Lima, que é técnica de enfermagem há mais de 10 anos e é voluntária na campanha de vacinação contra a covid-19, em Belém. "Eu resolvi ajudar as pessoas que estão passando por um momento difícil durante essa pandemia. Sempre quis ser voluntária, ajudar o próximo, isso me deixa muito feliz. Eu posso não estar ganhando dinheiro, mas isso é gratificante, salvar a vida das pessoas através da vacina", disse emocionada a voluntária que já está há um mês atuando na campanha.

Carolina Garcia também é técnica de enfermagem e começou como voluntária essa semana. Para ela essa é uma boa oportunidade profissional. "É histórico fazer parte desse momento único que é a vacinação e tem ainda a satisfação de poder ajudar em alguma coisa", conclui.

Rumo às 110 mil pessoas vacinadas – A Sesma tem como meta vacinar 110 mil pessoas nascidas de 1962 a 1974 até esta sexta-feira. Por isso, nesta sexta-feira, 18, a vacinação contra a covid-19 continua. Dessa vez aqueles que têm entre 59 a 47 anos podem se dirigir a um dos 26 pontos de vacinação espalhados pela cidade para receber a primeira dose de imunizante.

Também nesta sexta-feira haverá a primeira chamada de vacinação para trabalhadores da educação de instituições públicas e privadas que atuam nos níveis médio e superior; segunda chamada para vacinação de trabalhadores da educação, que atuam no ensino fundamental; e a terceira chamada para trabalhadores da educação, que atuam no ensino infantil regular e na educação especial. A vacinação desses profissionais também ocorrerá nos 26 pontos de vacinação.

Texto: Juliana Brito

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar