Seu Hélio Garcia, de 66 anos, era só felicidade. O microempreendedor estava entre os mais de uma dezena de familiares, que prestigiaram a posse dos novos servidores municipais. O filho dele, Wgladilson, foi empossado como contador da Prefeitura de Belém.
“A sensação dele assumir esse cargo, depois de tanta batalha, como todo mundo sabe que é difícil, não é fácil, a concorrência é grande, e a gente sente orgulho, sente prazer pelo fato de ele ter alcançado esse objetivo, assim como muitos outros, mas a gente tem uma sensação pessoal e isso é muito importante para nós”, comemorou seu Hélio.
Wgladilson Garcia, 36 anos, conta que passou cinco anos estudando até ser aprovado no concurso realizado em 2020, ainda pela antiga Secretaria Municipal de Administração (Semad), transformada em Secretaria Municipal de Governo (Segov), na reforma implantada em fevereiro.
“Hoje é uma realização. A gente estuda e busca ser aprovado, ser nomeado e tomar posse. Então é muita alegria, não só pelo reconhecimento, mas [também pelo] resultado positivo depois de tanto tempo estudando”, disse Wgladilson, emocionado.

Ao todo, 14 concursados nomeados assinaram o termo de posse, em solenidade na tarde desta quinta-feira (24), presidida pelo prefeito Igor Normando, no Palácio Antônio Lemos, sede do Executivo Municipal, no centro histórico de Belém. Desse total, 12 são assistentes sociais, agora lotados na Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), um engenheiro civil e um contador, ambos designados para servirem na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec).
Em seu discurso de boas-vindas, o prefeito Igor Normando exortou os novos servidores a se dedicarem a servir à população e comparou a gestão pública ao funcionamento de um relógio, que se a engrenagem não estiver funcionando, ele vai estar parado.
“Se cada um não fizer o seu papel, se cada um não se dedicar dentro daquilo que se propôs a fazer, a máquina para, o relógio não funciona, e o que era pra ir pra frente vai ficar estagnado. E para que a gente possa ir pra frente tem que ter todo mundo trabalhando junto, com a mesma sintonia de pensamento, com o mesmo ideal e com a mesma vontade”, afirmou o prefeito.

No dia 2 de julho, o prefeito nomeou 40 concursados de nível superior, mas somente 18 se apresentaram dentro do prazo legal. Quatro não foram habilitados, porque pediram o adiamento por até 120 dias. Com a posse, os 12 novos servidores começam a cumprir o estágio probatório, por um período de três anos, e após o término, conforme avaliação de uma comissão especial, ganham a estabilidade no serviço público.
“Eu estou tomando posse como engenheiro civil e vejo isso como uma grande responsabilidade de servir ao nosso município, servir cada pessoa dessa cidade. Eu vou fazer isso com grande alegria e com grande esforço de minha parte”, expressou Thiago Coelho, de 32 anos.
Solenidade
No salão nobre do Palácio Antônio Lemos, as boas-vindas inicias foram dadas pelo secretário municipal de Governo, Ricardo Carneiro, que destacou o momento de reconstrução e reorganização da administração pública, iniciada há sete meses, com a posse do prefeito Igor Normando.
“A gente conta muito com o trabalho de cada um e de cada uma dentro das suas atribuições. Temos, claro, ainda muitos desafios pela frente, a nível organizacional, mas com o apoio de vocês, com certeza, vamos conseguir elevar muito a maturidade da gestão pública da cidade”, afirmou Carneiro, destacando que “é um compromisso da gestão municipal a valorização e a continuidade na melhoria da carreira do servidor”.
A assistente social Vanessa Pantoja, 30 anos, assinou o termo de posse representando os novos servidores. Em seu discurso, ela lembrou que o ingresso no serviço público é a concretização de uma ampla jornada de esforços, perseverança e fé. E agradeceu às pessoas que contribuíram para esse momento de uma nova etapa de vida.

“Trabalhar no serviço público e ter a garantia da estabilidade, é uma honra, é um mérito, mas é também uma grande felicidade e uma responsabilidade muito grande, porque a gente não está somente conquistando algo pessoal. A gente vai se dedicar agora a trabalhar pelo bem comum, pelo público. Como servidor, vamos atuar em favor do público, especialmente da população que a gente vai atender”, disse Vanessa.
O prefeito Igor Normando ainda destacou que todos podem contribuir para o desenvolvimento da cidade com o seu trabalho.
“Hoje é o que nós pedimos a cada um e a cada uma, que dentro das suas funções, dentro do horário de trabalho, se dediquem a fazer o melhor pela nossa cidade. Ainda falta muito e eu sei que não vai ser fácil, mas tenho certeza de que com todo mundo fazendo o seu melhor, a gente vai colocar Belém no rumo que Belém tanto merece e que a gente tanto sonhou para a nossa cidade”, pontuou o gestou municipal.
Representando a Segov, responsável pela política pública de pessoal do município, além do secretário Ricardo Carneiro, participaram da solenidade de posse os secretários adjuntos Dyjane Amaral e Felipe Lopes; a assessora jurídica Amanda Machado; a diretora de Recursos Humanos, Suene Colonnelli, e a servidora Carla Furtado.