Prefeitura entrega mais de 350 novos boxes no Ver-o-Peso

O prefeito de Belém, Igor Normando, inaugurou mais de 350 novos boxes de vendas, no Ver-o-Peso. Mais de 200 permissionários festejaram a entrega de cinco novos setores da feira, completamente reformados.

Na manhã desta terça-feira (29) a Prefeitura de Belém entregou mais de 350 boxes completamente revitalizados, no Ver-o- Peso. Os boxes são nos setores de mercearia, frutas, hortifruti, camarão e farinha. Ao todo, 219 permissionários foram beneficiados com os equipamentos de venda requalificados.

A entrega dos setores de frutas, mercearia, farinha, camarão e hortifruti faz parte da reforma completa do Complexo Ver-o-Peso, que já está mais de 90% concluída.

No valor de R$ 63 milhões, a obra é fruto de um convênio entre Prefeitura de Belém e governo federal, via Itaipu Binacional, e é uma das prioritárias para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém.

Crédito: Jader Paes

Os permissionários comemoraram a entrega dos novos setores com o prefeito de Belém.

O prefeito Igor Normando, que fez a entrega dos novos equipamentos no dia de seu aniversário, destacou a importância do momento. “Quero agradecer a Itaipu, ao governo federal e estadual. Esta obra foi viabilizada porque muitos de nós nos juntamos para construir um tempo melhor para a nossa cidade. A COP 30 veio para fazer com que isso virasse uma realidade, e quem ganha é a população de Belém. Em pouco tempo, estaremos todos aqui, com o presidente da República, e o governador do Estado, para inaugurar essa obra que marca a história da nossa cidade”

Mobilidade, beleza e segurança nas vendas

Os novos boxes são revestidos de alvenaria, para facilitar a limpeza. No setor de mercearia, um diferencial que chama atenção: portas de rolar manuais, que garantem melhor manuseio e segurança para os permissionários e suas mercadorias. Os equipamentos reformados ganharam ainda a substituição do piso, infraestrutura refeita, quadro de distribuição elétrica próximo e modernizado, e iluminação em LED.

Foram beneficiados 219 permissionários com a reforma dos boxes de vendas.

“Trabalho aqui há 62 anos e posso afirmar: esta reforma veio pra fazer história. O que mais gostei foram nossos boxes de mercearia ganhando portas de rolar manuais, muito mais práticas, do jeito que nós pedimos”, comemorou o permissionário Raimundo Gurjão, 78 anos.

Raimundo Gurjão vibrou com seu novo equipamento de vendas no setor mercearia. As portas de rolar manuais garantem maior praticidade e segurança.

“Agora, sim, dá gosto trabalhar nestes boxes. Antes, eles eram de madeira, estavam caindo. Agora, de alvenaria, estão na medida para fazermos bonito”, disse Lindalva Pacheco, 77 anos, permissionária do setor de hortifruti.

A permissionária Lindalva Pacheco não vai mais precisar se preocupar com a fragilidade dos antigos equipamentos de madeira. Agora, eles são de alvenaria.

Investimento que vai virar legado

A entrega desta terça-feira contou com a presença de gestores da Itaipu Binacional, que conferiran de perto os investimentos realizados na maior feira a céu aberto da América Latina. “Para nós, é um motivo de muita satisfação estarmos aqui. Este investimento veio não só ajudar na infraestrutura para receber a COP 30, mas também será um legado para a cidade, para os turistas que virão visitar a capital da Amazônia”, disse Carlos Carboni, diretor de coordenação da Itaipu Binacional.

Carlos Carboni, diretor da Itaipu Binacional, destacou a importância dos investimentos na reforma do Complexo do Ver-o-Peso.

Para as secretarias que executaram a obra e ordenaram os trabalhadores, o dia também foi de comemoração. “A entrega dos setores de camarão, farinha, frutas, hortifruti e mercearia no Ver‑o‑Peso representa um avanço significativo na reorganização e modernização do espaço. Essas entregas asseguram que os setores funcionem com melhor infraestrutura, higiene e segurança, tanto para os feirantes como para o público em geral”, destacou o secretário de Obras e Infraestrutura, Arnaldo Dopazo.

Estamos com as obras do Ver-o-Peso avançando a passos largos para entregar o lugar, que não era reformado desde 2002, do jeito que os trabalhadores do local e a população merecem. Nós, da Sedcon, responsáveis pelo ordenamento dos permissionários da feira, estamos eufóricos em perceber que o sonho deles está bem próximo de virar realidade”, pontuou André Cunha, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Esta foi a terceira etapa de entrega da reforma do Ver-o-Peso, neste ano. Já houve a entrega da Feira do Açaí, da rua da Ladeira e Pedra do Peixe no dia 24 de junho, e no último dia 17 de julho houve a entrega dos setores de ervas e uma parte do setor de hortifruti completamente revitalizados. Até setembro serão entregues o setor de industrializados, os últimos boxes de hortifruti, e a Feira da Farinha, finalizando, então, a reforma completa do Complexo do Ver-o-Peso, pela Prefeitura de Belém.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar