Belém recebe nova etapa de obra do Canal da Gentil Bittencourt

Entrega marca mais um avanço na macrodrenagem e urbanização da capital e beneficia, diretamente, mais de 300 mil pessoas

Crédito: Rayana França

Canal da Gentil Bittencourt revitalizado: obra de macrodrenagem entrega mais segurança e dignidade para milhares de famílias em Belém.

Na noite desta quarta-feira (6), a comunidade do bairro de Canudos recebeu a nova etapa concluída da obra do Canal da avenida Gentil Bittencourt, que vai impactar na vida de milhares de pessoas, especialmente, na mobilidade urbana e na qualidade de vida.

“A obra vai beneficiar mais de 300 mil pessoas, que agora vão poder viver com tranquilidade, sem o risco constante de alagamentos e prejuízos. Isso representa mais dignidade e qualidade de vida para quem mora aqui. É difícil mensurar o impacto que isso tem na vida de uma família, mas quem viveu a dor das enchentes sabe o quanto essa transformação é valiosa”, afirmou o prefeito Igor Normando, durante a cerimônia de entrega.

Crédito: Rayana França

A obra transforma compõem o maior pacote de obras de macrodrenagem já realizado na capital e será um legado da COP-30 para a população

Executada pelo Governo do Estado, com investimentos do Governo Federal viabilizados por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a intervenção representa um marco importante dentro do maior programa de macrodrenagem da história da capital paraense e integra o conjunto de obras estruturantes que compõem um legado duradouro para a cidade, em preparação para a Conferência do Clima da ONU, a COP-30, que ocorre em novembro deste ano na capital.

Com cerca de 900 metros de intervenções, a obra do Canal da Gentil faz parte de um pacote de mais de 30 frentes de trabalho voltadas à melhoria da infraestrutura urbana. As ações estão concentradas nas bacias do Tucunduba, Murutucu, Tamandaré e Una, com o objetivo principal de combater os alagamentos históricos, melhorar a mobilidade e garantir mais dignidade à população que vive nas áreas afetadas.

Durante anos, os moradores da região sofreram com inundações recorrentes, prejuízos à saúde, perdas materiais e dificuldades de locomoção a cada chuva. Com as intervenções, a realidade da comunidade de Canudos começa a ser transformada.

A segunda etapa da obra incluiu a recuperação das paredes do canal, implantação de redes de abastecimento de água, drenagem e esgotamento sanitário, além da pavimentação das vias laterais, construção de cinco pontes, oito passarelas, ciclofaixa, urbanização viária e aterramento de quintais.

O governador Helder Barbalho destacou que as ações fazem parte de uma política pública de transformação urbana e social.

“Graças à parceria com o governo federal, conseguimos viabilizar recursos que hoje nos permitem entregar essa importante obra. Esta é a quarta grande entrega dentro do conjunto de canais de macrodrenagem que estão mudando a realidade da periferia de Belém. A entrega do Canal da Gentil representa um avanço dentro do maior plano de investimento em macrodrenagem da nossa capital. Muitas vezes, se diz que as obras da COP são para turistas. Esta, no entanto, é uma prova de que estamos investindo no que realmente importa: a vida das pessoas que moram aqui”, afirmou o governador.

A obra da Gentil Bittencourt é uma das várias já entregues pelo programa de macrodrenagem da capital, que contempla também os canais do Igarapé Tucunduba, Mundurucus, Timbó, Cipriano Santos, Vileta, Leal Martins, além da primeira etapa da própria Gentil Bittencourt.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar