Nesta quinta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) se reuniu com escolas municipais para tratar sobre a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da educação, agendada para ocorrer neste sábado, dia 29. Durante a reunião, realizada virtualmente, foram repassadas orientações gerais a respeito da distribuição da vacina e a documentação necessária. O encontro foi transmitido pela plataforma Google Meet.
Durante a reunião, a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, comunicou aos diretores escolares que a vacinação contemplará, nesta primeira fase, os profissionais da educação infantil e educação especial. Para isso, as escolas municipais irão fazer o levantamento desses profissionais ao longo do dia de hoje, para amanhã, 28, distribuir a declaração que será encaminhada pela Semec.
A diretora de Educação, professora Dorilene Melo, a diretora administrativa, professora Andrea Ewerton, e a diretora geral, professora Araceli Lemos, participaram da discussão. Todas enfatizaram a conquista dos profissionais e afirmaram que o momento é de comemoração. “Daqui pra frente é só comemorar. É vacina no braço neste sábado”, ressaltou Dorilene Melo, ao agradecer o empenho de todos e todas para garantir esse direito aos educadores.
Astrazeneca – A vacinação faz parte da terceira etapa do plano de imunização estadual, que disponibilizou cerca de 5 mil doses do imunizante Astrazeneca e será dividida entre a rede municipal de ensino de Belém e a rede de ensino privada. Para o público da Semec que será imunizado nesta fase foram destinadas 4 mil doses, aproximadamente 70% dos profissionais.
“Os profissionais da educação infantil e educação especial serão contemplados nesta primeira fase, porque atendem crianças de 0 a 5 anos, onde muitas mães precisam trabalhar e não tem com quem deixar suas crianças”, explicou a assessora especial da Semec, Camila Malcher, que integra a comitiva de negociação da vacinação.
Ela apresentou o modelo de declaração que os profissionais da educação precisam apresentar nos postos de vacinação e tirou dúvidas dos participantes. “Todo profissional que esteja no seu efetivo exercício da função na educação infantil e especial terá direito à vacinação. Ou seja, porteiros, vigias, merendeiras, administrativos e professores que atendem a educação infantil e especial. Os profissionais que atuam no ensino fundamental e médio serão contemplados na segunda fase, que poderá ser ainda em junho. Precisamos que todos ajudem este processo acontecer”, disse.
A assessora ressaltou que, independente do município que o profissional more, o que importante é a declaração de vinculo com a rede municipal de ensino de Belém. Isso quer dizer que não serão contemplados as pessoas afastadas por processo de aposentadoria ou que ainda vão assinar contrato.
As grávidas só com orientação médica e os profissionais que estão afastados de licença médica, mas as que vão retornar ao exercício da função podem se vacinar. “Também serão contemplados os profissionais terceirizados ligados à educação infantil como barqueiros, por exemplo”, concluiu Camila.
Outro grupo contemplado serão os profissionais da sede da Semec e profissionais da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae) e Fundação Escola Bosque. Os profissionais devem apresentar no ato da vacina os seguintes documentos: registro de identificação, CPF, cartão do sus, declaração da escola e contra-cheque.
A vacinação será somente neste sábado, quem não puder comparecer deve fazer o agendamento ou aguardar a segunda etapa de vacinação dos profissionais da educação de Belém.
Texto: Tábita Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								