“Tá Selado” no linguajar popular paraense significa “confirmado”, “tudo certo”, “tudo ok”. Com essa ideia de compromisso com a população paraense, que a Prefeitura de Belém lançou o Fórum Permanente de Participação Cidadã – Tá Selado.
O programa tem a característica de mobilizar a população de Belém para debater os problemas da cidade e definir prioridades do Orçamento Participativo. Por causa da pandemia e da necessidade de isolamento social, o Tá Selado está sendo desenvolvido, prioritariamente, por meio da plataforma: belem.pa.gov.br/taselado, além das reuniões virtuais de bairro, que começaram nesta segunda-feira, 24. Todos os 72 bairros, dos oito distritos de Belém, foram mobilizados por lideranças comunitárias para a participação do Tá Selado.
Uma dessas lideranças comunitárias do Distrito do Bengui (Daben) é a Joceane Carrera, que acredita na importância da participação da comunidade nesse processo de decisão para diversas melhorias na cidade, já que os vivencia todos os dias. “Estamos com um desafio enorme para mobilizar as pessoas, que estavam desacostumadas com esse tipo de participação durante esses últimos 16 anos. A pandemia e a crise financeira também dificultam, porque muitas pessoas não têm crédito no celular para participar das plenárias. Por isso, criamos estratégias para envolver a comunidade e colocamos pontos de apoio em locais centrais dos bairros, onde as pessoas podem participar presencialmente, mas com um número limitado de pessoas, respeitando as determinações sanitárias”, explicou.
Um dos pontos de apoio no bairro da Pratinha, por exemplo, é a Associação dos Moradores da Pratinha, que fica na Praça Iza Cunha.“A expectativa é que a gente tenha uma grande expressividade aqui no Daben hoje (25), porque o Bengui, Tapanã, Pratinha, e até o São Clemente, têm um histórico de participação popular. O Bengui, por exemplo, é um bairro com pessoas muito envolvidas com mobilizações e demandas comunitárias”, comentou Joceane. Ela explica também que a juventude “está muito envolvida e ajudando aqueles que têm dificuldade digital”, para acessar a plataforma do Tá Selado ou participar das plenárias virtuais.
Plenárias
Chrystyane Carmo trabalha na equipe que coordena o Tá Selado, na Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep). Ela explica que antes de começar as plenárias oficiais houve várias reuniões preparatórias, informando a população sobre o processo de participação. A Prefeitura de Belém também faz divulgação com carro-som nos bairros e nas redes sociais.
“Estamos fazendo as mobilizações nos bairros com carro-som, já tivemos várias plenárias online com as preparatórias, informando como seria o processo do Tá Selado. Temos os pontos presenciais, estamos com panfletagens nas feiras, nas ruas, onde vai ocorrer a plenária do dia. A Segep é o ponto de transmissão de todas as plenárias”, explicou. “Contamos com a comunidade para contribuir e dar soluções para o seu bairro. O importante é participar”, concluiu.
Nesta terça-feira, 25, ocorreram as plenárias nos bairros do Tapanã, Pratinha, São Clemente e Bengui. Nesta quarta-feira, 26, as plenárias serão realizadas nos bairros de Água Boa/ Brasília, Água Cristalina e Itaiteua.
Texto: Raissa Lennon
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								