Roda de conversa promovida pela Semad e pelo IASB é escuta acolhedora para servidores

Uma escuta sensível e acolhedora, após o longo período de isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19. Essa é a missão das rodas de conversa intersecretarias, que irão ocorrer em diversos órgãos da administração municipal. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e da Escola de Gestão Pública (EGP) e faz parte do conjunto de estratégias que busca a formação e a elaboração de meios para a valorização dos servidores públicos municipais, em um processo de humanização do serviço público em geral.

A segunda roda de conversa ocorreu no último dia 21 de maio, no Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (IASB), órgão que tem buscado novas formas de organização coletiva e humana.

O funcionário Cláudio Ferreira participou do encontro e disse que é extremamente importante resgatar a imagem do Instituto, enquanto um espaço acolhedor para todos os servidores da Prefeitura Municipal de Belém (PMB). O servidor disse também que as rodas de conversa desempenham um papel fundamental nesse processo de mudança.

Instrumento – A Secretaria Municipal de Administração informa que muitas rodas ainda irão ocorrer durante o ano, com a participação de diferentes secretarias. “A roda de conversa com os servidores foi bem participativa, emotiva", disse a servidora da Semad, Regina Alves. Para ela, o encontro acabou sendo um instrumento de escuta das angústias, ainda presentes por causa das amplas perdas acumuladas na pandemia. "A cada roda, constato que a importância dessa iniciativa é ainda mais ampla e significativa do que eu imaginava”, reflete Regina Alves.

Texto: Felipe Vasconcelos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar