A Secretaria Municipal de Administração (Semad) e a Coordenadoria Antirracista de Belém se reuniram para planejar propostas de cursos para os servidores municipais.
O primeiro curso será denominado: “Relações étnico-raciais e políticas afirmativas”, será ministrado por professores e ativistas do movimento negro do Pará, com carga horária de 30h.
O objetivo geral do primeiro curso a ser ministrado aos servidores é fomentar o letramento racial para a diversidade cultural e étnica da cidade, possibilitar o conhecimento dos marcos históricos e da importância de políticas públicas para as populações negra e indígena, estabelecendo a promoção da igualdade racial, a partir da orientação para práticas antirracistas e de respeito à diversidade.
As aulas estão previstas para o início do mês de julho, ocorrerão de forma expositiva, presencial e online, e abordarão temáticas como, contextualização histórica da escravidão dos povos negros, conceitos de raça, cor e etnia no Brasil, racismo estrutural e institucional, discriminação racial, preconceito, injúria racial, políticas de ações afirmativas, entre outras.
A titular da Coordenadoria Antirracista de Belém, Elza Rodrigues, ratificou a importância de ampliar o diálogo sobre políticas afirmativas e discriminação impositiva, situando sua construção histórica e internacional ao longo dos anos.
A Semad destaca que cursos como esse fazem parte das ações de valorização do servidor, e que a secretaria está empenhada em tornar Belém uma cidade antirracista.
Além da coordenadora Antirracista, a reunião que ocorreu nesta segunda-feira, 24, contou com a participação da secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, e da coordenadora adjunta Antirracista, Jomara Tembé, além de servidores dos dois órgãos.
Texto: Felipe Vasconcelos
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								