A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vacinou nesta quarta-feira, 19, os enfermeiros e técnicos de enfermagem de Belém. Cerca de dois mil profissionais foram vacinados com a primeira dose do imunizante da AstraZeneca. O diretor de Vigilância à Saúde da Sesma, Cláudio Salgado, disse que esses profissionais estão entre as prioridades na imunização. "Resolvemos dedicar esse dia exclusivamente para esses profissionais tão importantes e necessários para o processo de imunização e de tratamento da doença. Nossa prioridade é que eles estejam todos protegidos, porque estão na linha de frente do combate à Covid.”
A Sesma afirma ainda que os profissionais da enfermagem formam a categoria com o maior quantitativo de vacinados com a primeira dose da vacina. Até agora, 11.605 foram vacinados, o que corresponde a 22,4% dos profissionais de saúde que receberam o imunizante. Em termos comparativos, a segunda categoria mais vacinada, até o momento, é a dos médicos, com 4.071, ou seja, 7,8%.
Dia de vacinação – A movimentação, nesta quarta-feira, 19, foi considerada tranquila pelos organizadores em vários postos de atendimento. No Shopping Bosque Grão-Pará, 110 doses foram aplicadas. Uma das pessoas que procuraram o local para tomar a vacina foi a técnica de enfermagem Liliane Ferreira, de 37 anos. Ela estava radiante por ter recebido o imunizante. “19 de Maio de 2021 vai marcar minha vida para sempre. Hoje estou recebendo algo que pessoas muito próximas a mim não tiveram tempo para receber. Perdi amigos, familiares e colegas de trabalho. Só consigo sentir esperança de que tudo vai melhorar e que, logo, logo, todo mundo vai estar imunizado.”
Calendário – Nesta quinta-feira, 20, ocorre a vacinação de pessoas com deficiências permanentes, nascidas de 1962 a 1981. Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência de Belém, além de cópia de um dos seguintes documentos: laudo médico, que indique a deficiência, cartões de gratuidade no transporte público, que indiquem condição de deficiência; carteira da Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD); comprovante de Benefício de Prestação Continuada (BPC), documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade, com a indicação da deficiência, ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência. Todas essas cópias serão retidas no posto de vacinação.
Texto: Carolina Boução
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								