Dia Internacional dos Museus tem programação especial do Mabe

O Dia Internacional dos Museus é comemorado anualmente em 18 de maio com o objetivo de incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, espaços culturais onde são apresentadas obras artísticas sobre os mais variados temas e estilos. A data foi criada em 1977, por iniciativa do Conselho Internacional de Museus (Icom). Esse ano o tema escolhido mundialmente pelo Icom é “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”.

Como parte da programação da 19° Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que está sendo promovida, em Belém, pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), a Prefeitura de Belém realizou nesta segunda-feira, 17, uma projeção de vídeo mapping no Solar da Beira, como abertura da programação que se estenderá durante a semana.

A mostra virtual "Novos olhares sobre o Mabe. Intercâmbio museu/comunidade [Ver-o-Peso]" foi projetada na fachada do Solar da Beira. O prefeito Edmilson Rodrigues compareceu ao evento, acompanhou toda a projeção e destacou a importância da Semana dos Museus para a cidade. "Os museus são homenageados no dia 18 de maio, por meio de uma regulação da Organização das Nações Unidas (ONU). É importante a valorização, pois eles são vida, memória e com eles a identidade se faz", comentou o prefeito.

A projeção visual destacou a feira do Ver-o-Peso. Foram utilizadas no vídeo poesias do acervo do Museu de Artes de Belém (Mabe) que falam sobre o complexo, além de entrevistas com os trabalhadores que atuam no local.

"Nós celebramos o início desta semana com essa projeção no Solar. É um espaço histórico da cidade e com grande circulação. A intenção é chamar atenção para essa questão museológica", explicou Michel Pinho, presidente da Fumbel.

A projeção durou cerca de 40 minutos e chamou a atenção das pessoas que passavam pelo Boulevard Castilhos França. O autônomo Silvio Nazareno, de 53 anos, que atua com venda de sacolas no Ver-o-Peso, elogiou o trabalho e a valorização da feira. "Estou achando muito bonito. Ver assim o passado do Ver-o-Peso, ouvir as palavras bonitas sobre a nossa feira fico até emocionado", elogiou.

Para a diretora do Mabe, Cristiane Santos, é importante manter a história sempre presente. "Poder fazer uma programação virtual para destacar esta semana especial e expandir isso, é manter o museu vivo", comentou.

“Acredito que o tema da Semana Nacional de Museus, sobre o futuro dos museus: recuperar e reimaginar, já aponta a importância desse evento, de forma contextual para Belém. A cidade, seus museus, e a sociedade têm passado por recorrentes transformações e desafios. Dessa forma, dialogarmos sobre o que entendemos sobre museus hoje, suas condições no contexto de Belém, com o público num momento de distanciamento; faz-se necessário para vislumbrarmos caminhos e alternativas futuras de acesso, manutenção e promoção social, disse o Mestre em ciência da informação e museólogo, João Vitor.

Para Carmen Silva, professora dos cursos de graduação em museologia da Universidade Federal do Pará, a programação do Mabe na 19º Semana de Museus do Ibram permite que a população da cidade não só conheça parte das ações e transformações no museu, mas principalmente tenha a oportunidade de estabelecer conexões com esta instituição museológica, que abriga representações da memória da cidade, mesmo que de forma online, o que as circunstâncias atuais de pandemia exigem. “Esse evento é fundamental em Belém, pois colabora com a socialização e a memória da cidade com a população. Fico honrada com o convite para compor a mesa com grandes pessoas e poder compartilhar minha experiência e celebrarmos o dia internacional do museu em 2021”.

Para Rosangela Brito, antropóloga e professora da UFPA, o museu passa por uma adaptação em tempos de pandemia. “Com as novas tecnologias podemos nos aproximar dos museus virtuais com as ferramentas existentes. A arte, a cultura, a música, têm nos proporcionado uma repotencialização em nossas energias nesse período de grandes perdas”.

A programação continua com debates virtuais. Confira:

18/05 Terça-feira

Às 19h. “Desafios da gestão museológica: rever o passado para pensar criticamente o futuro”, via google meets, com a professora da UFPA, artista plástica e doutora em antropologia, Rosangela Britto e Janice Lima, doutora do programa de pós-graduação em artes da UFPA, atriz e técnica em assuntos culturais, com a mediação de Christiane Santos, diretora do museu de artes de Belém, museóloga pela UFPA e mestre em artes pela UFMG.

20/05 Quinta-feira

Às 19h. “Museus e tecnologias digitais”, via google meets. Participação de João Vitor Diniz, bacharel em museologia, bacharel em ciências sociais, mestre em ciências da informação UFPA e a professora associada do curso de graduação em museologia e do programa de pós- graduação em ciências do patrimônio cultural da UFPA, doutora em ciências da comunicação Carmem Lúcia e mediação de Antonina Matos, artista visual, técnica cultural e curadora independente.

Para acompanhar a programação ao vivo acesse as redes sociais do Mabe HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/MABEPAOFICIAL/

Texto: Danielle Bastos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar